Listagem de Questões Concurso MJ
O educador inserido no mundo globalizado complexo e diversificado precisa tomar a diferença como constitutiva da ação educativa. Ela precisa ser identificada, revelada e valorizada. As práticas pedagógicas devem ser atravessadas por alguns elementos para que isso ocorra. Com vistas a tomar a diferença como constitutiva da ação educativa, o professor deve se reconhecer, reconhecer o outro e
escolher o ponto de vista melhor.
aceitar o cruzamento das culturas.
fundir num ponto de vista único.
julgar as culturas pela sua praticidade.
julgar as culturas pela sua representação social.
O conceito de educação deve ser visto de forma ampliada, não ficando restrito aos processos ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais. Atualmente, os processos de aprendizagem e as novas concepções pedagógicas emergem do cotidiano do mundo com o objetivo de resolver problemas de sobrevivência, através da educação não-formal. A articulação entre a educação formal e a educação não-formal tem criado novas instâncias de ação coletiva que, fundamentalmente são
instrumentos de democratização num mercado de escolhas e oportunidades definidos.
espaços para desenvolvimento de novas mentalidades e não apenas restritos às demandas de mercado.
espaços para desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho.
espaços de seleção para a evolução do mercado profissional.
espaços que tornam o processo educacional restrito aos interessados da comunidade escolar.
“As relações entre educação e cultura(s) nos provocam a nos situar diante das questões colocadas hoje pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais em que vivemos. As configurações dessa problemática são distintas conforme o contexto em que nos situemos e suscitam muitas discussões e polêmicas no momento atual” (Vera Candau). No caso do educador brasileiro, a questão multicultural apresenta uma configuração caracterizada por continente construído
com relações de poder simétrico.
com relações de escravização e negação de alteridade.
com base multicultural definida.
sem expressivas relações interétnicas.
com constante reflexão sobre as representações sociais.
Paulo Freire afirma que a educação ligada aos direitos humanos passa pela compreensão das classes sociais, tem a ver com educação e libertação e não com liberdade apenas. Nessa perspectiva, ela deve ser feita de forma crítica. Não se pode ingenuamente acreditar que a educação “pode tudo”, nem, muito menos, negar sua potencialidade. Portanto, para que a tarefa do educador no campo dos direitos humanos seja mais eficaz, é necessário
acreditar que a educação será capaz de rearrumar a sociedade.
perceber que a tarefa da educação é individual.
entender a educação somente como alavanca de transformação social.
hecer os limites culturais da política educacional.
reconhecer os espaços de ação política, institucional e extra-institucional.
Em didática, chamamos “elaboração conjunta” à forma de interação ativa entre o educador e os educandos, visando à obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como à fixação e à consolidação de conhecimento e convicções já adquiridas. O método de elaboração conjunta faz parte do conjunto de opções metodológicas das quais o educador pode servir-se. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, que podemos chamar também de prática dialogada, reconhecida como de grande valor didático, pois
desenvolve nos educandos as habilidades de expressar opiniões fundamentadas, de discutir, argumentar, de escutar e de interpretar fatos.
tem como base as perguntas feitas sob a condução direta do educador na relação educativa.
permite que as perguntas feitas pelo educador tenham apenas uma formulação, evitando a expressão das mesmas idéias, de forma diferente.
permite que o educador tenha uma atitude positiva frente às argumentações dos educandos.
permite que os educandos reproduzam as argumentações dos educadores, abrindo possibilidade de uma avaliação mais real da aprendizagem.
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