Listagem de Questões Concurso MJ
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação de ações. O planejamento, por si só, não assegura o andamento do processo educativo. É preciso que esteja continuamente ligado à prática, pois desse modo, vai acumulando e enriquecendo experiências. Assim sendo, para que o planejamento seja efetivamente instrumento para a ação, ele deve ser um guia de orientação
que seja rígido e absoluto para promover o desenvolvimento de habilidades.
que apresente objetividade, coerência, flexibilidade e ordem seqüencial.
para o desenvolvimento intelectual, físico e teológico do educando.
para que os conteúdos sejam trabalhados.
para a preparação das tarefas articuladas com os conhecimentos a serem transmitidos.
A teoria, como cultura objetivada, é importante na formação docente porque tem o poder formativo e dota os sujeitos de pontos de vistas variados para uma ação contextualizada. Por esse ponto de vista, a teoria oferece aos educadores perspectivas de análise para compreenderem
as organizações escolares e os sistemas de ensino.
os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e profissionais.
a conseqüência das mudanças na empregabilidade para a organização.
o processo de trabalho e as relações capitalistas de produção.
as dimensões formadoras na produção de metas em todas as disciplinas desenvolvidas.
“A comunicação interpessoal não é como um aparelho emissor e um receptor. É uma negociação entre duas pessoas, um ato criativo. Quando nos comunicamos de verdade, formamos um sistema de interação e reação” (Ray Birdwhistell). “Um discurso político inflamado, dito por um tipo de olhar opaco, rosto murcho, corpo mole, seria muito desinteressante. Através dessa postura, esse homem está dizendo que não precisam prestar-lhe atenção” (Flora Davis). O conteúdo das afirmações acima ressalta que
a comunicação não-verbal enfatiza as relações interpessoais.
a postura tradicional do educador não empobrece a explanação oral.
somente as palavras pronunciadas efetivamente ajudam a aprender.
O estudo e a prática das relações interpessoais buscam examinar os fatores condicionantes das relações humanas e sugerir procedimentos que amenizem a angústia da singularidade de cada um e dinamizem a solidariedade entre todos que buscam conviver em harmonia. Por esse motivo, a formação de um profissional deve abrir espaço para que se descubram os meios de transformar contatos em convívio e saibam a importância do domínio de alguns procedimentos, que podem facilitar as relações humanas. Celso Antunes entende por relações interpessoais o conjunto de procedimentos que
uma programação estabelecida.
construam a supremacia do desespero sobre a calma.
reforcem as práticas tradicionais.
desenvolvam múltiplas competências com conteúdos estanques.
facilitam a comunicação e as linguagens.
A tarefa primordial de um processo reflexivo no ensino é a de proporcionar a si e a toda a educação um caminho metodológico que possibilite a formação de cidadãos autônomos. Educar para e na reflexão é a tarefa essencial do presente. Formar mentes reflexivas é lançar-se num projeto de inovação que rompa com as formas e modelos tradicionais de educação, implicando num novo horizonte de compreensão do sentido da existência humana. Portanto, podemos dizer que a educação reflexiva
reproduz os modelos pedagógicos.
permite a aquisição de conhecimentos.
propicia práticas diferenciadas.
regula as informações recebidas.
possibilita a autêntica cidadania.
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