Listagem de Questões Concurso MJ
Para haver interação nos grupos, mesmo quando não há palavras, é preciso que exista
convenção de modelos e normas sociais.
sociabilidade sincrética.
prevalência de intenções.
disponibilidade fenomenológica.
serialidade sartreana.
A aprendizagem é um processo constituído por momentos que podem se isolar ou se esteriotipar, provocando perturbações e gerando uma estrutura de conduta. No caso do momento contra-fóbico, esse se manifesta da seguinte forma:
o objeto de conhecimento é evitado, ocorrendo uma distância em relação a ele, fugindo ao contato e aproximação.
o objeto de conhecimento é vivenciado como perigoso, gerando atitude de desconfiança e hostilidade.
a defesa fracassa e acontece uma situação de confusão entre o eu e o objeto.
os diferentes aspectos do objeto de conhecimento são introjetados, procedendo-se à sua elaboração.
precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado.
Ao se formarem grupos nas instituições, qual deverá ser o objetivo do psicólogo que melhor define a ação terapêutica e de mudança?
Criar um espaço comunicativo que vá ao encontro do desejo do sujeito na consecução de suas necessidades primordiais.
Articular os projetos individuais com a realidade institucional, objetivando encontrar focos de crise interna e externa.
Propiciar a reflexão e a ação sobre o sujeito e a instituição, articulando realidade institucional com realidade social.
Desenvolver o diálogo visando à ideologia transformadora que virá fortalecer as mudanças internas e externas.
Fortalecer os laços dos indivíduos com a instituição, de forma a propiciar mudanças estruturais na mesma.
O espaço institucional está marcado por conflitos intra-sistêmicos em que o poder fala mais alto. O psicólogo institucional ao detectá-lo procura
atuar sobre a ideologia institucional para alcançar a mobilização do grupo, fortalecendo-o.
potencializar a ação de grupos detentores de poder centrando-os em novas temáticas.
impedir que a cristalização ocorra em determinado nível institucional, reconhecendo e movendo o foco no fortalecimento do grupo.
ratificar a ideologia institucional para conseguir aproximar-se dos grupos instituídos.
manter os grupos na alienação institucional focando a atenção na onipotência por ela gerada como forma de mudança.
Para Pichon-Rivière, na teoria do vínculo, todo vínculo é bi-corporal e tripessoal. Para Mannoni, a situação trinitária pai-mãe-filho, também se refere, como no vínculo, a uma
Evolução psicológica.
Finalidade de coesão.
Fantasia inconsciente.
Comunicação distorcida.
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