Questões de Comunicação Social

A respeito da diagramação, é correto afirmar que
  • A. é considerado um bom diagramador aquele profissional que evita contrastes e assimetrias.
  • B. é sinônimo do projeto gráfico de uma publicação.
  • C. a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página é feita tendo como referência a hierarquia das informações traçadas pelo editor.
  • D. ela atribui um novo projeto gráfico para cada edição de uma publicação.
  • E. ela é a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página, sendo oriunda e restrita ao universo dos impressos.
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Dentro da editoração, existem diversas etapas, divididas entre vários profissionais. Assinale a alternativa correta a respeito desse processo.
  • A. Na preparação de originais, o diagramador realiza uma cautelosa leitura do texto, a fim de perceber deslizes de lógica e clareza do autor.
  • B. Observar itens como sintaxe, vícios de linguagem, ecos de língua estrangeira, ortografia, coerência, ambiguidade, repetição desnecessária e falsos cognatos são atribuições do revisor e não do preparador de originais.
  • C. O revisor é o profissional que examina o texto quando ainda está no formato digital original, no editor Word, por exemplo. Já o preparador de originais faz a revisão final, antes de o material ir para a gráfica ou ser publicado.
  • D. Cabe ao preparador de originais verificar as normas da ABNT.
  • E. O conteúdo é o principal foco do preparador de originais. Cabe a ele verificar se o texto está claro e coeso, assim como se as ideias estão coesas e se há uma ordem lógica nos parágrafos.
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A comunicação nos meios institucionais abrange as mais variadas vertentes no tocante à linguagem e ao contexto. Levando em consideração tal afirmação, assinale a alternativa correta.
  • A. O mural de avisos, dentro de uma instituição pública, pode ser entendido como comunicação externa, já que propõe a divulgação de informações específicas de diversos departamentos ao público geral.
  • B. A comunicação pública é responsável pela conquista de consumidores de informação pública, priorizando a divulgação dos serviços de uma organização, traçada pelo plano de marketing do órgão. Por meio das informações obtidas nas pesquisas qualitativas, faz-se o uso de ferramentas, como propaganda, promoção de vendas e merchandising, para alcançar os objetivos comunicacionais.
  • C. O mecanismo de comunicação, dentro de um órgão público, se movimenta de forma linear. É nesse sentido que residem o equilíbrio e a eficácia do sistema comunicacional na esfera institucional.
  • D. A construção e a manutenção de uma boa imagem e identidade empresariais estão exclusivamente ligadas ao trabalho da comunicação institucional, por meio de um planejamento estratégico eficaz, pois, dentro dos órgãos, o trabalho de relacionamento e boa imagem é feito pelo departamento de recursos humanos.
  • E. A comunicação para o público interno precisa se firmar como essencial nas empresas, pois influencia a construção da realidade organizacional. Para que o funcionário se sinta parte do processo organizacional e satisfeito no ambiente de trabalho, a comunicação deve zelar pela igualdade de acesso ao conhecimento, pela integração das atividades e pela valorização do trabalho.
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A respeito do papel social da comunicação em diversos contextos, assinale a alternativa correta.
  • A. Entende-se o papel da comunicação como algo relativo, pois cada profissão, dentro da comunicação, possui uma ética distinta. Enquanto o jornalista deve se preocupar com a opinião pública, o assessor de imprensa é exclusivamente empenhado em proteger a imagem da instituição.
  • B. A comunicação tem grande papel na questão da representação social, seja por meio da telenovela, dos jornais ou da publicidade.
  • C. O gestor do departamento de comunicação é quem irá denotar ao comunicador qual será o respectivo papel na sociedade.
  • D. A comunicação não tem qualquer influência sobre a opinião pública, apenas difunde os fatos já existentes.
  • E. Comunicador é aquele que comunica focado exclusivamente nas questões sociais.
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A respeito das novas tecnologias e da globalização da informação, assinale a alternativa correta.
  • A. Agregador de notícia é um aparelho que permite a busca de conteúdos em diversas fontes digitais sem que o usuário tenha de acessar aquelas fontes.
  • B. A distribuição de podcasts de áudio é feita por agregadores, como iTunes, Spotify e Wecast.
  • C. O fato de o consumidor de notícias poder ser também o produtor desse conteúdo não representa ameaças ou mudanças na cultura jornalística, por esta se encontrar devidamente estruturada nas academias e faculdades.
  • D. A internet demonstra que a objetividade é um valor absoluto no jornalismo, mesmo inserida em um sistema complexo de múltiplas diferenças.
  • E. A elaboração de textos noticiosos é um dos empregos não ameaçados pelo avanço da inteligência artificial.
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A respeito da história da imprensa no Brasil, assinale a alternativa correta.
  • A. Após o acontecimento histórico conhecido como Inconfidência Mineira, a coroa portuguesa implantou no Brasil a censura prévia, destinada a “fiscalizar que nada se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes”.
  • B. O fim da censura prévia no Brasil e, por conseguinte, o surgimento da imprensa livre, com o aparecimento dos jornais comunitários, dos informativos de grupos políticos, étnicos e de categorias profissionais, só vieram a ocorrer meses após a abolição da escravatura no País.
  • C. Após sucessivas iniciativas no Brasil colonial serem sufocadas pela coroa portuguesa, a imprensa comercial foi oficialmente instalada no País em 1848, mediante ato da Princesa Isabel.
  • D. O movimento pela independência do Brasil tornou ainda mais frágil a incipiente imprensa do País.
  • E. Até o ano de 1820, apenas os jornais Gazeta do Rio de Janeiro e as revistas impressas pela Imprensa Régia tinham licença para circular no País.
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Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. A indústria cultural é um fenômeno analisado sob a ótica marxista por filósofos alemães da década de 1960.
  • B. Em Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, Baudrillard lança a expressão “indústria cultural”.
  • C. Trazida para o campo da cultura, a lógica de articulação mercadológica entre cultura, arte e diversão contestava o modo de produção capitalista nos momentos de lazer da classe trabalhadora.
  • D. Uma das características da indústria cultural é a respectiva neutralidade ideológica.
  • E. Segundo os filósofos que estudaram a indústria cultural, ao desenvolver produtos culturais com a finalidade do lucro, submetendo os consumidores à lógica daquela indústria, a classe dominante promove a alienação das classes dominadas.
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Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.
  • A. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, restrito às iniciativas do setor privado.
  • B. É objetivo do personal marketing, ramificação do marketing institucional, estabelecer a identidade entre a organização que está promovendo a campanha de fortalecimento institucional com cada indivíduo que compõe o público-alvo desta.
  • C. O marketing institucional fortalece a imagem de uma organização perante o público-alvo, tendo como etapa do objetivo maior o aumento das vendas.
  • D. O marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela.
  • E. O endomarketing, também conhecido como marketing institucional, tem por objetivo otimizar as relações internas das empresas.
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Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.
  • A. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
  • B. Apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum.
  • C. É também conhecida como Marketing 3.0; é um conceito atual, no qual o departamento de marketing assume posição central no planejamento e na execução das ações.
  • D. É o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público.
  • E. Consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto.
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Qual é a definição correta de marketing?
  • A. Ações articuladas dentro do mercado.
  • B. Derivada do termo inglês market (mercado, em português), estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização.
  • C. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.
  • D. Conjunto de conhecimentos sistematizados de forma a orientar as ações de uma empresa, de um órgão governamental, de uma ONG ou mesmo de um artista ou profissional liberal.
  • E. Processo de análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado.
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