Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Um paciente de 55 anos de idade, vigia noturno, sem comorbidades conhecidas, foi levado pela esposa, com quadro de insuficiência respiratória importante e necessidade de ventilação mecânica, ao serviço de emergência de um hospital. Ela informou que o paciente parecia muito cansado e fraco, chegava do trabalho, pela manhã, e mal conseguia abrir os olhos, “falava embolado de tanto sono”, não conseguia tomar o café, sendo que ela tinha de dar comida em sua boca e levá-lo ao quarto. À tarde, o paciente parecia outra pessoa, mais ativo, falando e comendo normalmente. Nos últimos dias, evoluiu com piora importante da fraqueza, principalmente pela manhã, quando voltava do trabalho. Trouxe exames recentes realizados na UBS (hemograma, bioquímica básica e função tireoidiana) sem alterações. Suspeita-se de doença da junção neuromuscular.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Uma paciente de 69 anos de idade deu entrada no serviço de emergência com dor abdominal intensa, contínua, com parada de eliminação de gases e vômitos há 24 h. Seu acompanhante referiu antecedente de neoplasia ovariana avançada, com carcinomatose peritoneal, em acompanhamento com equipe de cuidados paliativos por não ter apresentado resposta aos tratamentos realizados pelo oncologista. Não realizou cirurgia devido a quadro avançado no momento do diagnóstico.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Pacientes graves necessitam frequentemente de suporte ventilatório adequado e individualizado. Devido à grande importância desse tema, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) reuniram-se para realização das Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 65 anos de idade, em tratamento quimioterápico para um câncer de intestino ressecado há cerca de um mês, sem intercorrências, há quatro dias, iniciou quadro de febre, tosse com secreção purulenta e dispneia, sendo iniciado antibiótico no dia seguinte. Evoluiu com melhora da febre, mas procurou o serviço de emergência de um hospital secundário com piora importante da dispneia, associada à dor torácica ventilatório-dependente. Ao exame físico, encontrava-se consciente, com regular estado geral, ausculta pulmonar sem alterações significativas, FR de 28 ipm, saturação de O2 de 80%, ritmo cardíaco regular com frequência de 115 bpm e PA de 100 x 60 mmHg (nos dois membros). Realizou ECG, que apresentou taquicardia sinusal com desvio do eixo do QRS para a direita, e radiografia de tórax, com infiltrado discreto em base direita. Exames complementares revelaram: hemoglobina 11,5 g/dL; leucócitos 5.600 mm³ (diferencial normal); plaquetas 180.000 mm³; PCR 3,5 mg/L; ureia 180 mg/dL; creatinina 4 mg/dL; Na+ 145 mEq/L; K+ 3,8 mEq/L; pH 7,35; PaO2 60 mmHg; pCO2 30 mmHg; HCO3- 20 mmHg; e saturação de O2 de 80 %.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Para abordar um sangramento profuso de uma lesão hepática durante a laparotomia exploradora por trauma abdominal fechado, deve-se inicialmente fazer o(a)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis