Questões sobre Processo de Planejamento

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;

II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”.

III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.

IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    I e IV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:

1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.

2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.

3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.

4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Está(ao) incorreta(s):

  • A.

    2, 3 e 4, apenas.

  • B.

    3 e 4, apenas.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A política do material didático tem por objetivos:

1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.

3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.

4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.

5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.

Está(ão) correta(s) :

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5.

  • B.

    3 e 5, apenas.

  • C.

    2, 3, 4, apenas.

  • D.

    3, apenas.

  • E.

    1, 3, 4, apenas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um

  • A.

    guia que indica detalhes de cada tela e os recursos a serem utilizados, para seu posterior desenvolvimento.

  • B.

    plano pedagógico, com justificativa, referenciais teóricos e formas de avaliação, para subsidiar a elaboração do curso.

  • C.

    instrumento que detalha o perfil dos participantes para que o webdesigner possa ter elementos para a estruturação do curso.

  • D.

    documento que contém imagens e links a serem utilizados durante o processo educativo pelos cursistas.

  • E.

    mapa geral dos conteúdos e objetivos do curso, com uma proposta de avaliação a ser desenvolvida.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A avaliação qualitativa e quantitativa de cursos realizados na modalidade de Educação a Distância requer que estes

  • A.

    possuam um layout diferenciado que estimule a participação e a comunicação entre os participantes, além de aplicativos para a realização das tarefas propostas.

  • B.

    proporcionem a interação entre os participantes, apresentem desafios lúdicos relacionados aos objetivos propostos no curso e proponham a análise e a resolução de problemas.

  • C.

    apresentem ferramentas eficientes de controle do tempo de acesso dos participantes e da quantidade de tarefas por eles realizadas, além de recursos que estimulem a realização das atividades propostas.

  • D.

    possuam diferentes recursos interativos e estratégias diferenciadas de desenvolvimento de atividades, além de ferramentas para a realização de controle de frequência e realização das atividades.

  • E.

    contem com uma equipe de produção competente com profissionais que poderão coletar todos os dados/ informações e sistematizá-los de forma a certificar ou não determinado participante.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Na execução de um planejamento, prevê- se acompanhamento, registro do processo, sistematização e avaliação, portanto, pode-se inferir que

  • A.

    planejar e sistematizar as atividades se restringe à elaboração do projeto político pedagógico.

  • B.

    o planejamento é desnecessário quando se trata de organização de brincadeiras infantis.

  • C.

    o planejamento é o início de um processo que necessita de avaliação, por isso o registro não é importante uma vez que o que interessa é o resultado obtido.

  • D.

    planejar é atividade intrínseca à educação.

  • E.

    planejar, acompanhar, registrar e avaliar as ações pedagógicas é de competência do coordenador pedagógico. Ao professor compete executar o estabelecido para garantir os resultados esperados.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os projetos elaborados pelo Designer Instrucional buscam atingir estratégias mais adequadas para a instrução de pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentindo, este profissional

  • A.

    implementa soluções para os possíveis problemas encontrados pelos usuários durante o processo de aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.

  • B.

    medeia o processo de interação entre os participantes, esclarecendo dúvidas em relação à realização das tarefas e utilização das ferramentas disponíveis.

  • C.

    define previamente o processo educativo, antecipando comportamentos e estabelecendo a estrutura e etapas a serem realizadas pelos educandos em um processo de Educação a Distância.

  • D.

    desenvolve a ferramenta a ser utilizada em determinado curso, indicando os recursos mais de acordo com os objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos.

  • E.

    instrui professores para a utilização e manutenção da ferramenta e para a condução do processo educativo a ser desenvolvido na modalidade de Educação a Distância.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Janete é gerente de seção de uma empresa e percebe, depois de observações sucessivas, que seus funcionários constantemente desperdiçam uma grande quantidade de água ao realizar a limpeza dos ambientes externos e internos do prédio. Além de preocupada com relação aos custos deste desperdício, a gerente também está sensibilizada com as questões ambientais e com as consequências que esta atitude pode ter sobre a imagem da empresa. Para solucionar essa situação de modo mais democrático, a gerente deve

  • A.

    demitir esses funcionários e contratar outros, observando critérios definidos previamente, para prevenir futuros problemas com relação a esta situação.

  • B.

    criar um documento que explicite e justifique as normas de utilização consciente da água e em seguida fixá-lo no mural da seção.

  • C.

    chamar a atenção dos funcionários quando observar esse tipo de atitude e explicar a necessidade de se utilizar a água de modo consciente.

  • D.

    realizar uma reunião com todos os funcionários, com o objetivo de estabelecer coletivamente parâmetros para o uso da água.

  • E.

    desenvolver um programa de controle de gasto de água pelos funcionários.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

Na educação infantil, a avaliação dos alunos limita-se ao registro de notas no boletim escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

Entre as ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores no planejamento educativo, incluem-se os registros individuais dos alunos, que podem servir como norteadores do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: