Questões sobre Processo de Planejamento

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

A avaliação deve constituir-se como elemento norteador do planejamento de atividades, tendo como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

A prática docente deve apoiar-se nos registros que são feitos sobre a trajetória escolar das crianças, na medida em que fornecem aos professores uma visão integral dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, deve-se priorizar a reunião de participantes com ideias afins, evitando-se, desse modo, a ocorrência de conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para

I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.

II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.

III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.

IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.

Está correto o apresentado APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    III e IV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Se é função do Coordenador avaliar como foi realizada a aplicação das Situações de Aprendizagem previstas para os diferentes bimestres, caberia, por exemplo, ao final de cada um deles, agendar uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo − HTPC específica, para que os professores das disciplinas

  • A.

    apresentem, para a direção de sua escola, os resultados obtidos nas avaliações de sistema, replanejando as ações de capacitação.

  • B.

    avaliem se os alunos fizeram uso adequado do ensino, tirando proveito das competências curriculares especificadas.

  • C.

    verifiquem se foram implantadas ações abstratas, que fogem do cotidiano escolar, por disciplina e série, conforme previsto na proposta pedagógica.

  • D.

    divulguem para os demais colegas uma síntese das conquistas realizadas, dos problemas enfrentados, das ações implantadas etc.

  • E.

    diagnostiquem e registrem os progressos obtidos nas práticas pedagógicas, bem como as dificuldades relativas ao gerenciamento escolar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia a ser utilizada para alcançá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: