Pedagogia - Processo de Planejamento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2019 - Advocacia-Geral da União (AGU) - Técnico em Assuntos Educacionais
- A. PNAE.
- B. PDDE.
- C. PNE.
- D. PNAIC.
- E. PNAD.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Fundação Universidade de Brasília (FUB) - Técnico em Assuntos Educacionais
Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.
No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No processo de planificação do trabalho pedagógico, o professor deverá analisar e prever quais resultados pretende obter em relação às aprendizagens dos alunos.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Fundação Universidade de Brasília (FUB) - Técnico em Assuntos Educacionais
- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Fundação Universidade de Brasília (FUB) - Técnico em Assuntos Educacionais
- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Fundação Universidade de Brasília (FUB) - Técnico em Assuntos Educacionais
Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.
A avaliação adotada no curso de formação continuada constitui um exemplo de avaliação somativa.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Fundação Universidade de Brasília (FUB) - Técnico em Assuntos Educacionais
Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.
Infere-se das informações apresentadas na situação hipotética que o curso em questão não previu uma avaliação diagnóstica.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Processo de Planejamento - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2017 - Prefeitura de Cáceres - MT - Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
- A. Projetos pedagógicos
- B. Datas comemorativas
- C. Lista de atividades
- D. Lista de conteúdos
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2017 - Ministério Público Estadual - BA (MPE/BA) - Analista Técnico
“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).
A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:
- A. se inicia com a elaboração mental, antes mesmo de ser colocado em prática;
- B. é a ação sobre o pensamento, portanto ganha forma quando é implementado;
- C. se completa com a avaliação, encerrando o ciclo iniciado na elaboração mental;
- D. é um ciclo, que pode prescindir de sua implementação, atendo-se ao plano das ideias;
- E. tem a prerrogativa da antidialogicidade em sua concepção na medida em que é reconstruído heuristicamente.