Questões sobre Processo de Planejamento

O planejamento educacional, considerado por Calazans (1990) uma ação de cunho técnico e político, constitui elemento fundamental ao bom desenvolvimento dos processos educativos. Em se tratando do planejamento macro da educação brasileira, tem-se como referência o
  • A. PNAE.
  • B. PDDE.
  • C. PNE.
  • D. PNAIC.
  • E. PNAD.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

No processo de planificação do trabalho pedagógico, o professor deverá analisar e prever quais resultados pretende obter em relação às aprendizagens dos alunos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

A avaliação adotada no curso de formação continuada constitui um exemplo de avaliação somativa.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

Infere-se das informações apresentadas na situação hipotética que o curso em questão não previu uma avaliação diagnóstica.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O planejamento, parte importante do trabalho profissional que requer intencionalidade no processo educativo, deve levar em conta que as crianças são encorajadas a tomar suas decisões diante de um trabalho a ser realizado, sempre em interação e cooperação com seus colegas. Marque o tipo do planejamento que considera as crianças em suas especificidades e necessidades na organização do trabalho pedagógico.
  • A. Projetos pedagógicos
  • B. Datas comemorativas
  • C. Lista de atividades
  • D. Lista de conteúdos
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos. No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).

A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:

  • A. se inicia com a elaboração mental, antes mesmo de ser colocado em prática;
  • B. é a ação sobre o pensamento, portanto ganha forma quando é implementado;
  • C. se completa com a avaliação, encerrando o ciclo iniciado na elaboração mental;
  • D. é um ciclo, que pode prescindir de sua implementação, atendo-se ao plano das ideias;
  • E. tem a prerrogativa da antidialogicidade em sua concepção na medida em que é reconstruído heuristicamente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: