Questões sobre Processo de Planejamento

O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento.

Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para

  • A. definir, com a gestão institucional, a missão, os compromissos e as metas durante a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso - PPC, tendo como referência as necessidades internas, independente da legislação vigente.
  • B. participar na elaboração da proposta pedagógica institucional, definindo as linhas norteadoras do currículo, princípios metodológicos, procedimentos didáticos, estratégias de formação continuada para docentes, concepções de avaliação, entre outros.
  • C. desenvolver um currículo escolar que organize e possibilite a produção do conhecimento numa perspectiva de formação voltada à cidadania com a participação de todos os representantes da comunidade acadêmica e das instituições municipais, como secretarias e câmara de vereadores.
  • D. favorecer a formação continuada dos professores e contribuir sempre com a liberação de todos os interessados para a participação em congressos, seminários, simpósios e pós-graduação da área de interesse da instituição.
  • E. contribuir com a contextualização e articulação das várias áreas do conhecimento, tendo o professor e o ensino como foco principal das ações, buscando a construção individual de competências e habilidades acadêmicas dos profissionais envolvidos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre o planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:
  • A. a partir de 1964, o protagonismo, no âmbito do planejamento educacional, transferiu-se dos tecnocratas para os educadores. Tal transferência, em termos organizacionais, expressou-se na independência do MEC e das secretarias de educação em relação aos dirigentes e técnicos da área econômica do Ministério do Planejamento.
  • B. na década de 1930, deu-se início ao planejamento em educação cujo marco foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. A partir do Manifesto, o conceito de plano assume o sentido de instrumento da racionalidade científica no campo da educação, em consonância com o ideário tecnicista.
  • C. a partir da década de 1990, o planejamento educacional vem sendo marcado por alinhamentos às mudanças econômicas de cunho neoliberal. O desenvolvimento do planejamento estratégico, em sua modalidade gerencial, é uma orientação que prescinde da elaboração do Projeto Político-Pedagógico em todas as redes e escolas públicas brasileiras.
  • D. na década de 1980, período de transição à Nova República, pretendeu-se introduzir uma racionalidade democrática ao planejamento educacional, na tentativa de combater o autoritarismo vigente no período da ditadura militar. Tal racionalidade, entretanto, foi insuficiente para romper com práticas autoritárias e clientelistas de planejamento educacional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Segundo Haydt (2011), na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Acerca do planejamento didático ou de ensino, assinale o único INCORRETO.
  • A. Planejamento de aula.
  • B. Planejamento de curso.
  • C. Planejamento de currículo.
  • D. Planejamento de unidade didática ou de ensino.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:

  • A.

    docentes.

  • B.

    familiares.

  • C.

    complementares.

  • D.

    discentes.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina

  • A.

    com clareza os objetivos das atividades, a partir da realização de diagnósticos dos saberes dos alunos, e desenvolva periodicamente processos avaliativos.

  • B.

    a metodologia a ser utilizada durante as atividades e realize a avaliação ao final do ano letivo com o objetivo de verificar o que foi aprendido pelos alunos.

  • C.

    os instrumentais de avaliação a serem utilizados com antecedência e possa aplicá-los durante todo o processo educativo.

  • D.

    os materiais a serem utilizados e implemente processos de autoavaliação, com o objetivo de auxiliar os alunos em novas aprendizagens.

  • E.

    os conteúdos procedimentais e atitudinais a serem desenvolvidos e realize a avaliação ao final do ano letivo para verificar quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:

  • A.

    Acompanhamento

  • B.

    Avaliação.

  • C.

    Plano.

  • D.

    Planejamento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:

  • A.

    Acompanhamento pedagógico.

  • B.

    Controle de ações.

  • C.

    Plano estratégico.

  • D.

    Planejamento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas.

  • B.

    Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina.

  • C.

    O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade.

  • D.

    O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

“Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula.” (LIBÂNEO, 1998, p. 128)

 É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:

( ) definir objetivos educativos

( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino

( ) organizar turmas

( ) organizar reuniões de estudo

( ) articular planos de ensino

Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    F – V – F – V – F

  • B.

    F – V – F – V – F

  • C.

    V – V – V – V – V

  • D.

    V – V – V – F – F

  • E.

    V – F – V – F – V

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:

  • A.

    explicita os valores, a participação coletiva e a diretrizes do processo educativo escolar.

  • B.

    apenas uma reunião na qual se discute o funcionamento geral da escola.

  • C.

    dispensa a integração e a coerência entre os vários níveis de ensino existentes na escola.

  • D.

    instrui no âmbito escolar como todos profissionais devem garantir seu trabalho.

  • E.

    todas estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: