Questões de Pedagogia da IDECAN

A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que
  • A. apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política dessa natureza.
  • B. a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas regulares.
  • C. o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse assunto.
  • D. a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades.
  • E. a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina.
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Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

“Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pósgraduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38)

  • A. educação a distância
  • B. financiamento educacional
  • C. progressão funcional
  • D. educação corporativa
  • E. projeto pedagógico
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Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD).
  • A. PDDE, E-PROINFO, UAB
  • B. PDDE, UAB, PISA
  • C. PISA, PRONATEC, UAB
  • D. UAB, PROINFANTIL, E-PROINFO
  • E. UAB, E-PROINFO, PISA
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A educação pode assumir diferentes papéis. Para Jorge Larrosa (2013), seu papel é
  • A. formar o indivíduo para a vida social e qualificá-lo para o mundo do trabalho.
  • B. preparar para a vida social aqueles que ainda não possuem maturidade suficiente para o convívio em sociedade.
  • C. subverter regras e procedimentos, buscando possibilidades de inventar novas formas de fazer educação no âmbito desse jogo que se apresenta cada dia mais prescrito.
  • D. promover a igualdade por meio da oportunização de acesso ao conhecimento historicamente acumulado.
  • E. humanizar o homem.
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Considerando o contexto organizacional da educação brasileira, é correto afirmar que a educação infantil, a educação básica, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e o ensino superior constituem, respectivamente,
  • A. nível educacional; nível educacional; nível educacional; modalidade educacional; etapa educacional.
  • B. etapa educacional; nível educacional; etapa educacional; modalidade educacional; nível educacional.
  • C. modalidade educacional; nível educacional; nível educacional; nível educacional; etapa educacional.
  • D. etapa educacional; etapa educacional; modalidade educacional; modalidade educacional; nível educacional.
  • E. modalidade educacional; nível educacional; nível educacional; modalidade educacional; nível educacional.
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Na base da Gestão por Competência está a valorização das competências individuais, consideradas fundamentais para a existência desse modelo de gestão. De acordo com Parry (1996), são elementos das competências individuais, além de conhecimento,
  • A. perseverança e atitude.
  • B. habilidade e motivação.
  • C. inteligência emocional e atitude.
  • D. habilidade e atitude.
  • E. assiduidade e atitude.
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As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação:
  • A. Planejamento e organização do trabalho escolar; Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar; Monitoramento de processos e avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais.
  • B. Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar.
  • C. Gestão de pessoas; Gestão administrativa; Monitoramento de processos; Avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais.
  • D. Avaliação institucional; Gestão de pessoas; Monitoramento de processos; Gestão do cotidiano escolar.
  • E. Gestão democrática e participativa; Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar.
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A respeito das políticas de educação infantil no Brasil, assinale a alternativa correta.
  • A. Não existe uma política de educação infantil no Brasil já que não há legislação que trate, especificamente, dessa etapa educacional.
  • B. As políticas de educação infantil no Brasil focam, exclusivamente, na pré-escola, esquecendo, assim, o público de zero a três anos.
  • C. O grande crescimento da matrícula na educação infantil no Brasil vem sendo percebido, sobretudo a partir de 2009, quando a Emenda Constitucional 59 tornou a educação infantil de zero a cinco anos obrigatória em todo o território nacional.
  • D. A Emenda Constitucional 59 representa um passo importante para a política nacional de educação infantil, visto que torna obrigatória a educação infantil pré-escolar.
  • E. Os dados de matrícula na educação infantil referentes ao ano de 2015 (Observatório da Educação/PNE) apontam que 90,5% das crianças de zero a três anos estão matriculadas. O desafio que permanece à Política Nacional de Educação Infantil, portanto, diz respeito ao atendimento pré-escolar às crianças de 4 e 5 anos.
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O planejamento educacional, considerado por Calazans (1990) uma ação de cunho técnico e político, constitui elemento fundamental ao bom desenvolvimento dos processos educativos. Em se tratando do planejamento macro da educação brasileira, tem-se como referência o
  • A. PNAE.
  • B. PDDE.
  • C. PNE.
  • D. PNAIC.
  • E. PNAD.
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Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2005), encontra-se a pedagogia racional-tecnológica, que se fundamenta na racionalidade técnica e instrumental e tem por finalidade a formação para o sistema produtivo. Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido por meio de técnicas refinadas que objetivam o domínio, pelos estudantes, de habilidades e destrezas requeridas pelo mercado. Essa corrente também pode ser denominada, segundo o autor citado, de
  • A. Ensino técnico de excelência.
  • B. Tecnicismo.
  • C. Tecnicismo de excelência.
  • D. Neotecnicismo.
  • E. Tecnicismo moderno.
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