Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

A respeito das políticas de educação infantil no Brasil, assinale a alternativa correta.
  • A. Não existe uma política de educação infantil no Brasil já que não há legislação que trate, especificamente, dessa etapa educacional.
  • B. As políticas de educação infantil no Brasil focam, exclusivamente, na pré-escola, esquecendo, assim, o público de zero a três anos.
  • C. O grande crescimento da matrícula na educação infantil no Brasil vem sendo percebido, sobretudo a partir de 2009, quando a Emenda Constitucional 59 tornou a educação infantil de zero a cinco anos obrigatória em todo o território nacional.
  • D. A Emenda Constitucional 59 representa um passo importante para a política nacional de educação infantil, visto que torna obrigatória a educação infantil pré-escolar.
  • E. Os dados de matrícula na educação infantil referentes ao ano de 2015 (Observatório da Educação/PNE) apontam que 90,5% das crianças de zero a três anos estão matriculadas. O desafio que permanece à Política Nacional de Educação Infantil, portanto, diz respeito ao atendimento pré-escolar às crianças de 4 e 5 anos.
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A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A organização pedagógica em ciclos garante o respeito à heterogeneidade dos tempos e modos de aprender que caracterizam os sujeitos e amplia suas chances de sucesso.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que
  • A. desenvolva programas, conteúdos e métodos de natureza monolítica.
  • B. desconsidere o respeito às diversas culturas existentes.
  • C. tenha como pressuposto teórico a prescindibilidade do diálogo intercultural.
  • D. contemple as diferentes identidades e a diversidade cultural existente.
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O desenvolvimento de uma pesquisa ou um programa de pesquisa, dependendo de sua natureza e especificidade, requer a formação de uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os elementos fundamentais para a constituição dessa equipe.
  • A. Elaboração de uma planilha com previsão de gastos com material de consumo e permanente e aquisição de computadores e softwares de análise de dados.
  • B. Recrutamento e treinamento de pessoas, distribuição de tarefas ou funções e indicação de locais de trabalho.
  • C. Elaboração de um esquema de pesquisa que poderá ser alterado ao longo da investigação e planilha constando os valores a serem pagos para cada pesquisador.
  • D. Elaboração dos objetivos, formulação do problema e definição dos instrumentos de coleta de dados da pesquisa proposta.
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No que se refere às características fundamentais do projeto de pesquisa, analise as afirmativas.

I - Apresentar tema bem delimitado e claramente definido, articulando a fundamentação teórica com a pesquisa empírica.

II - Expor argumentos sólidos, livres de obliquidades; coerência lógica interna.

III - Apresentar referencial teórico adequado e atualizado, com base em revisão bibliográfica, considerando o estado de arte em que se encontram as pesquisas e as críticas e avaliações existentes sobre o tema proposto.

IV - Apresentar elementos para justificar a relevância científica, social, epistemológica e tecnológica do projeto e, se for o caso, a necessidade do apoio solicitado.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, apenas.
  • C. III e IV, apenas
  • D. II, III e IV, apenas.
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A construção do projeto de pesquisa exige conhecimentos, tanto sobre o tema escolhido quanto sobre o estágio atual dos estudos referentes a ele. Por isso, no projeto devem aparecer três polos intrínsecos do processo de construção do conhecimento: o epistemológico, o teórico e o metodológico. Qual afirmativa NÃO traduz a definição desses métodos?
  • A. Caracteriza-se pela atitude problematizadora, ou seja, realiza a crítica e discute o caminho percorrido pela ciência no que tange àquilo que o pesquisador deseja aprofundar em termos de conhecimentos e que fundamenta a pesquisa para que possa avançar na explicitação do objeto de estudo e da relação deste com os sujeitos de investigação.
  • B. Refere-se aos estudos já desenvolvidos por diferentes autores sobre aquele tema, bem como o estágio atual das pesquisas.
  • C. Refere-se, exclusivamente, à análise rigorosa dos planos de estudos a serem desenvolvidos por pesquisadores sobre temas diversos.
  • D. Diz respeito aos caminhos e às técnicas que o pesquisador deve percorrer para realizar sua pesquisa.
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Sobre a formação docente para a educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina ausência de políticas de formação pedagógica institucionalizada, há apenas ações pontuais e fragmentadas.

( ) O processo de expansão e diversificação das instituições de educação superior propiciou o aumento do quadro docente na educação superior, o que exige políticas de desenvolvimento profissional dos professores.

( ) As políticas de avaliação exigem melhorias qualitativas na ação docente, tendo em vista as deficiências e fragilidades no desempenho dos estudantes.

( ) A docência na educação superior exige ênfase na pesquisa e no conhecimento científico especializado, por isso há necessidade de formação profissional apenas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, V, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, F, V, F
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O pensar e o fazer a universidade no sentido da definição de sua finalidade, objetivos institucionais e metas de qualidade acadêmica exige um processo de planejamento formalmente representado pelo
  • A. Plano Político Pedagógico.
  • B. Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • C. Plano de Desenvolvimento Acadêmico Institucional.
  • D. Plano Político Acadêmico.
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As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses fundos, é correto afirmar:
  • A. São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, além de recursos da iniciativa privada captados por meio de doações, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino.
  • B. São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, pertencentes aos governos estaduais e municipais, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino.
  • C. Foram criados em cumprimento aos dispositivos do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) que estabelece como uma das diretrizes a necessidade de mais recursos para o cumprimento das metas de novas matrículas na educação básica pública.
  • D. Garantiram a implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), pois foram concebidos a partir da definição dos insumos necessários à garantia de uma educação de qualidade.
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