Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:

  • A.

    viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;

  • B.

    tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;

  • C.

    associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;

  • D.

    juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;

  • E.

    articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:

  • A.

    os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;

  • B.

    o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;

  • C.

    o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;

  • D.

    o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;

  • E.

    a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o:

  • A.

    Plano de Desenvolvimento da Escola.

  • B.

    Projeto Político Pedagógico.

  • C.

    Projeto de Trabalho.

  • D.

    Regimento Escolar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca da pedagogia das situações-problema, analise as seguintes afirmações.

I. As situações-problema devem possibilitar aos alunos o avanço a um ponto adiante no processo de aprendizagem, considerando-se sua zona de desenvolvimento proximal.

II. Diante da obrigação de transpor um obstáculo, em torno do qual uma situação-problema é organizada, os alunos precisam construir hipóteses, proceder a explorações e tentativas para resolver o problema.

III. A validação da solução do problema e sua sanção devem ser feitas pelo professor que, estando de fora e mantendo-se distante do caminho percorrido pelos alunos, pode aprovar ou reprovar tal percurso.

De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, devemos afirma que:

  • A.

    É um documento que deve ser escrito por um especialista da educação e entregue aos gestores de escola para que eles o cumpram.

  • B.

    É um documento que deve ser elaborado por toda a comunidade escolar e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.

  • C.

    É um documento que deve ser elaborado somente por diretores e coordenadores e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

NÃO incumbe aos estabelecimentos de ensino:

  • A.

    Articular-se com as famílias e a comunidade, integrando a sociedade com a escola.

  • B.

    Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

  • C.

    Elaborar e executar sua própria proposta pedagógica.

  • D.

    Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pesquisas revelam que o planejamento estratégico é processo essencialmente:

1. passivo

2. dinâmico

3. flexível

4. participativo

5. rígido

6. dialético

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 6.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4, 5 e 6.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tomando como referência a bibliografia disponível no âmbito educacional, pode-se dizer que, como todo processo permanente e dinâmico, o planejamento estratégico de qualquer organização envolve uma série de etapas. Quais são elas?

  • A.

    Homogêneas, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • B.

    Lineares, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • C.

    Lineares, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • D.

    Cíclicas, sempre sujeitas às variações excepcionalmente do seu ambiente interno.

  • E.

    Cíclicas, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pesquisas sinalizam que planejar de maneira estratégica é uma exigência de toda organização moderna, especialmente da universidade, enquanto instituição complexa, responsável pela formação dos futuros profissionais da sociedade de hoje e do futuro.

Nesse sentido, o planejamento estratégico pode ser entendido como um processo de gestão que busca:

1. privilegiar aos aspectos imediatistas do processo pedagógico.

2. definir a missão, os objetivos, as metas e programas de uma instituição.

3. explicitar as estratégias mais adequadas para operacionalizar os objetivos.

4. fixar, com rigor, as normas e regras que o corpo docente da instituição deve seguir.

5. elencar instrumentos de avaliação exclusivamente quantitativos, com o objetivo de fiscalizar a ação dos docentes.

6. formular a filosofia de uma instituição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 6.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação à avaliação institucional, a avaliação das condições de ensino tem seu foco em três grandes dimensões nas quais os avaliadores analisam o(a):

1. organização didático-pedagógica

2. corpo discente

3. dirigentes da instituição

4. corpo docente

5. instalações

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: