Questões de Pedagogia da UECE

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

  • A. III e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
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Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,
  • A. um currículo semiestruturado, liberdade para seleção de métodos de ensino e de aprendizagem, frequência e seriedade dos exercícios religiosos e hierarquia organizacional.
  • B. um currículo bem estruturado, definição de métodos de ensino e de aprendizagem, frequência e seriedade dos exercícios religiosos e hierarquia organizacional.
  • C. um currículo de forte conotação teológica, métodos de ensino expositivos e aprendizagem memorística, condutas e posturas respeitosas dos professores e alunos e forte hierarquia organizacional.
  • D. um currículo bem estruturado, imposição sobre os métodos de ensino e rigidez sobre os processos de aprendizagem, com textos indicados para estudo e exercícios religiosos.
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A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  • A. V, F, V, V, F.
  • B. F, V, V, F, V.
  • C. F, F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F, F.
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O conhecimento científico é muito importante para o ensino de Química. A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. No que concerne à pesquisa, é INCORRETO afirmar que
  • A. a pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada.
  • B. toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação.
  • C. nenhuma pesquisa pode gerar subsídios para o surgimento de novas teorias.
  • D. para solucionar um problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa.
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A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada
  • A. um benefício de governos democráticos.
  • B. uma expectativa de muitas famílias.
  • C. um direito a ser garantido a todo cidadão.
  • D. um projeto social dos mais esclarecidos.
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O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto políticopedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II, III e IV apenas.
  • D. I, III e IV apenas.
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A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
  • A. Educação Popular e Abordagens de Cunho Tecnicista.
  • B. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e Educação Popular.
  • C. Neo-marxismo e Teorias da Reprodução.
  • D. Teorias da Reprodução e Marxismo Culturalista.
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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA, que naquele ano foi 6,0. O Ideb é composto por variáveis relacionadas a desempenho e fluxo escolar, quais sejam:
  • A. resultados das provas de Língua Portuguesa e Ciências, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
  • B. resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
  • C. resultados das provas de Ciências e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de abandono.
  • D. resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de aprovação.
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Em dezembro de 2007, foi publicado o Decreto nº 6.302, em que o Ministério da Educação cria um programa que tem como objetivo estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Esse programa é denominado
  • A. Programa Brasil Profissionalizado.
  • B. Programa E-Jovem.
  • C. Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
  • D. Programa Nacional de Ensino Profissionalizante.
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Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes:
  • A. racionalismo, iluminismo, inatismo e construtivismo.
  • B. construtivismo, racionalismo, empirismo e indutivismo.
  • C. histórico-cultural, iluminismo, indutivismo e racionalismo.
  • D. empirismo, inatismo, construtivismo e históricocultural.
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