Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas, observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios, regras e procedimentos ligados à governança pública.

( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.

( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada país.

( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências econômicas e mundiais.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. V, V, V, V
  • D. V, V, F, V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho.

Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico.

( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente.

( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica.

( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:
  • A. Conhecimento = saber fazer / Habilidade = ser;
  • B. Conhecimento = saber / Atitude = saber fazer;
  • C. Habilidade = ser / Atitude = saber fazer;
  • D. Atitude = saber / Conhecimento = saber fazer;
  • E. Habilidade = saber fazer / Atitude = ser.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O Diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa solicitou à equipe de pedagogos da casa que elaborassem um projeto de educação corporativa que permitisse aos funcionários trilhar caminhos de aprendizagem e obter contínuo desenvolvimento profissional. Os pedagogos consideraram um conjunto de princípios como pilares de sustentação do referido projeto, dentre eles a adequação à missão e aos objetivos organizacionais. Para atender a tal princípio, os pedagogos estabeleceram como prioridade:
  • A. implantar um modelo de gestão de pessoas de natureza matricial;
  • B. conceber ações educacionais nas modalidades presencial, à distância e mista;
  • C. alinhar as diretrizes e práticas de desenvolvimento de pessoas às estratégias do negócio;
  • D. ser veículo de disseminação das demandas empresariais e da comunicação organizacional;
  • E. utilizar, de forma intensiva, as tecnologias aplicadas à educação corporativa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em

  • A.

    fornecer ao professor e aos estudantes indícios das competências desenvolvidas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, o que permite ao professor a avaliação de suas práticas pedagógicas e sua eventual reorganização, com vistas ao alcance desses objetivos.

  • B.

    informar aos pais os resultados apresentados por seus filhos no que se refere à aprendizagem da disciplina com vistas à tomada de providências da família em caso de fracasso escolar.

  • C.

    conscientizar os estudantes da importância do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula e da necessidade de os alunos se esforçarem para obter boas notas, símbolo do sucesso escolar.

  • D.

    treinar o estudante para ajustar-se ao sistema de vida contemporâneo, altamente competitivo.

  • E.

    fornecer aos estudantes informações sobre sua aprendizagem para que possam identificar as falhas e buscar reforço extraclasse para evitar o fracasso escolar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O princípio da autonomia das escolas

  • A.

    não se coloca para o setor público, já que este deve constituir uma rede unificada de ensino.

  • B.

    preserva a instituição das ingerências dos órgãos centrais, que têm o papel estrito de autorização de funcionamento e financiamento.

  • C.

    garante aos professores a possibilidade de atuação segundo as suas concepções individuais acerca do ensino.

  • D.

    refere-se à elaboração e implementação do seu projeto pedagógico, pelo qual a equipe escolar norteia o trabalho coletivo.

  • E.

    está prevista na legislação, mas contradiz o que na realidade acontece frente a quantidade de regulamentações oficiais.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Das linhas mestras de um projeto pedagógico na Educação Infantil atual, é(são) esperado/a(s)

  • A.

    o rompimento com concepções de instituições escolares infantis como locais de confinamento de crianças e controle por parte dos adultos.

  • B.

    a proposição de uma linha de trabalho baseada em princípios de eficiência e produtividade e a criação de um espaço sociocultural homogêneo.

  • C.

    o rompimento com modelos pedagógicos interacionistas e o planejamento em bases normativas oficiais.

  • D.

    a incorporação do conceito de instituições escolares infantis como guardas da infância e primeira agência educativa das crianças.

  • E.

    a isenção de concepções educacionais e a orientação do projeto pedagógico em torno do voluntariado.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A escola cumprirá seu papel/função social se ajudar a formar gerentes de informação: alunos capazes de estabelecer relações significativas entre os conteúdos novos, por processos mentais de comparação, de correlação , de aplicação, de análise, de síntese.

As afirmativas abaixo registram mudanças que a escola deverá realizar com vistas a alcançar objetivos relacionados ao seu papel transformador, EXCETO:

  • A.

    Escola com foco na aquisição de habilidades.

  • B.

    Escola com foco na aquisição de conteúdos.

  • C.

    Escola com foco na aquisição de competências.

  • D.

    Escola com foco na produção do conhecimento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Neste contexto, analise as proposições abaixo, relacionando-as ao Projeto Político Pedagógico (PPP) ou ao Plano de Desenvolvimento da Escola(PDE). 1. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) 2. Projeto Político Pedagógico (PPP)

( ) Explicita os fundamentos teóricos metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação escolar.

( ) É uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho: focaliza sua energia, assegura que sua equipe esteja trabalhando para atingir os mesmos objetivos.

( ) Processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade de ensino.

( ) É resultado de investigação e reflexão. Construído com base nas diferenças existentes entre professor, equipe técnico-administrativa e comunidade.

( ) Reflexão sobre a finalidade da escola e explicitação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos envolvidos no processo educativo. .

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    1, 1, 1, 2, 2.

  • B.

    2, 1, 2, 1, 2.

  • C.

    2, 1, 1, 2, 2.

  • D.

    1, 1, 2, 2, 1.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Nesse contexto, é preciso reestruturar a escola regular. São características de uma escola regular inclusiva, EXCETO:

  • A.

    Projeto político pedagógico e oportunidades de acesso à cultura.

  • B.

    Uniformidade no processo avaliativo e currículo flexível.

  • C.

    Estrutura física e organização escolar adaptadas.

  • D.

    Capacitação do professor e diversificação da prática docente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: