Entrevistador: Como a senhora observa a aprendizagem de seus alunos de inglês? Professora: Temos provas bimestrais marcadas pela escola. Às vezes faço uma mensal também. A cada bimestre, ou mesmo a cada mês, vou avaliando a matéria dada... as estruturas gramaticais de cada unidade, por exemplo. Vejo também quantos acertos os alunos têm nas perguntas de leitura. Aí, comparo se têm mais acertos de um bimestre para outro.
Neste depoimento, o procedimento avaliativo da professora revela uma concepção de avaliação
Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:
Os PCNEF/LI-1998 indicam que as atividades pedagógicas de língua inglesa devem voltar-se para a constituição do aluno como ser discursivo, o que significa que
Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:
I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende; II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações; III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades; IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.
Nos projetos educativos buscamos desenvolver a capacidade do aluno em estabelecer conexões interdisciplinares entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento constitutivos da aprendizagem escolar. A partir desse fragmento avalie as afirmativas a seguir:
I – estamos estabelecendo relações e construindo significados através das experiências e noções que os sujeitos estabelecem independentemente de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais; II – estamos oferecendo condições para que o aluno construa sua autonomia através da proposição de novas questões a partir do que já conhece e do (re)significado de seus registros simbólicos- representacionais acerca do aprendido; III – estamos tornando a aprendizagem sistemá...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao trabalho pedagógico na pré-escola e na creche. As situações pedagógicas podem ocorrer fora da escola, como excursões a parques, zoológico, entre outras.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A criança deve ser considerada de forma integrada nos seus aspectos cognitivos, afetivos, expressivos, motores e simbólicos. Para que isso de fato seja levado em consideração pelo educador de crianças pequenas, algumas condições devem ser estabelecidas. De acordo com essa premissa, julgue os itens a seguir. É plausível o educador ter como objetivo final de seu trabalho a homogeneidade do nível de aprendizado de seus alunos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A criança deve ser considerada de forma integrada nos seus aspectos cognitivos, afetivos, expressivos, motores e simbólicos. Para que isso de fato seja levado em consideração pelo educador de crianças pequenas, algumas condições devem ser estabelecidas. De acordo com essa premissa, julgue os itens a seguir. O educador deve acreditar na capacidade de seus alunos para a construção da auto-imagem positiva de cada um.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A criança deve ser considerada de forma integrada nos seus aspectos cognitivos, afetivos, expressivos, motores e simbólicos. Para que isso de fato seja levado em consideração pelo educador de crianças pequenas, algumas condições devem ser estabelecidas. De acordo com essa premissa, julgue os itens a seguir. O educador deve evitar a fantasia e a extrapolação da criança da realidade imediata.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Levando em consideração a perspectiva da psicogênese da língua escrita descrita por Ferreiro, segundo a qual a criança passa por fases para entender a escrita e se utiliza de sua própria lógica para escrever as palavras, julgue os itens que se seguem.
Uma grande descoberta da criança na evolução de sua escrita é quando descobre que escreve a fala.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. Quanto maior o conhecimento da escola pelos pais, maior o nível de ansiedade em relação a deixar a criança na escola.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Como instituição social, a escola está organizada em séries, por idade e por determinações de conteúdo, muito mais como forma de controle e de aumento de produtividade do que em razão dos fundamentos do processo de ensino-aprendizagem ou da construção de formas solidárias de viver a vida.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A infância é uma etapa do desenvolvimento infantil de importância fundamental para a formação da personalidade do individuo. O período etário que a compreende é de zero a:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Há vários caminhos para a construção de um projeto pedagógico. Alguns autores os caracterizam como movimentos de construção, outros como atos distintos, mas interdependentes. Ilma Passos Veiga, aponta três atos:
(1) ato situacional _ que descreve a realidade na qual desenvolvemos nossa ação e é o desvelamento da realidade sóciopolítica, econômica, educacional e ocupacional.
(2) ato conceitual _ que diz respeito à concepção ou visão de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem.
(3) ato operacional _ que orienta-nos a como reali...
Banca:
Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)
A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:
Banca:
Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)
Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:
Banca:
Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)
Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como
Banca:
MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.
"Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho". Dentro da competência acima, podemos destacar uma série de outras competências mais específicas. Entre elas está:
Banca:
MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.
A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de várias atividades. Não é uma delas:
Banca:
MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.
Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Com base nos estudos de Cool (2004), sobre a concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino, analise as afirmativas abaixo.
I. Esta concepção oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que adota no planejamento e no decorrer do ensino como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos e para elaborar instrumentos de avaliação.
II. Aprendemos, quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.
III. O construtivismo considera o ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, com a ajuda do profes...
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
De acordo com Hoffmann (1993), analise as afirmativas abaixo.
I. O corpo docente do ensino médio e o do ensino superior revelam um sério descrédito em relação à possibilidade de avaliar numa concepção mediadora como também na mudança da concepção tradicional de educação.
II. A concepção behaviorista de educação considera a existência de alguém que ensina e alguém que aprende. Assim, se o professor oferecer explicações claras, textos explicativos e organizar o ambiente pedagógico, terá as condições ideais para a aprendizagem. Neste caso, o estímulo é determinante no processo de aprendizagem.
III. Na avaliação mediadora, a produção do conhecimento de um aluno é realizada a partir de dados precisos e objetivos, através de instrumentos fidedignos, evitando-se a subje...
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas
( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.
( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa....
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:
1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.
2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser...
Banca:
MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.
Mudar a temporalidade das disciplinas do curso, série ou ciclo, ou seja, cursar menos disciplinas durante o ano letivo e, desse modo estender o período de duração do curso, série ou ciclo que freqüenta é:
Banca:
MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.
O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As professoras Cilene e Lúcia trabalhavam com turmas de 4ª série, em uma escola que atendia crianças de baixa renda. Seus alunos apresentam baixo rendimento nos anos anteriores e, ainda possuem distorção de idade/ série. Após um trabalho direcionado, era evidente o progresso dos alunos de Cilene, pois estes eram constantemente estimulados a se desenvolverem por meio de uma aprendizagem significativa e o planejamento didático era organizado em torno das atividades que os alunos preferiam. A professora Lúcia foi indagada pela coordenadora pedagógica por que tal progresso não ocorrera com sua turma, Lúcia respondeu: "Meus alunos são muit...
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Assim, pode-se afirmar que:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No desenvolvimento da práxis pedagógica, o professor está sempre se deparando com a necessidade de definir as estratégias de ensino que irá utilizar para desenvolver os conteúdos de seu programa de ensino. As tendências pedagógicas presentes na educação brasileira, influenciam a seleção e escolha destas estratégias. Assim, a partir de uma concepção dialética de educação, a aula expositiva como estratégia de ensino:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Partindo-se do ponto de vista de que as estratégias de ensino são meios que operacionalizam o fazer pedagógico, no que concerne ao estudo de texto, é correto afirmar que:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A crescente complexidade de nossas sociedades faz surgir maiores e mais variadas práticas de uso da língua escrita. Tão fortes são os apelos do mundo letrado sobre as pessoas, que já não lhes basta ser alfabetizado no sentido restrito, é preciso letrar-se. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
I- o letramento é função e obrigação de todos os professores porque em cada área de conhecimento a escrita tem peculiaridades.
II- para alfabetizar letrando, o professor precisa conhecer os seus alunos, trabalhar todo o conteúdo da cartilha e finalmente produzir textos individuais ...
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando as contribuições de alguns educadores sobre escrita, alfabetização e letramento, entre eles Emília Ferreiro e Magda Soares, é correto afirmar que:
I- alfabetização e letramento são processos que se complementam por toda a vida.
II- o professor que valoriza o contexto sócio-cultural onde o aluno está inserido por ocasião de sua prática pedagógica, enriquece o nível de letramento de seus alunos.
III- alfabetização e letramento são processos independentes na vida escolar do aluno.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Tomando por base fundamentos teóricos da alfabetização de jovens e adultos, o alfabetizador ao assumir uma turma de alfabetização deverá conhecer procedimentos metodológicos necessários à sua prática docente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
I- alfabetizador e alfabetizando são sujeitos do processo de apropriação e construção do conhecimento.
II- a leitura de mundo precede a leitura da palavra.
III- o processo de alfabetização de jovens e adultos inicia na escola.
IV- o alfabetizador deverá conhecer o processo psicogenétic...
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Existe nos adultos analfabetos uma convicção de que "papagaio velho não aprende a falar". Essa crença poderá dificultar a participação desses alfabetizandos, se não houver um cuidado por parte do professor. Um dos cuidados é:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Clara tem uma turma de Educação Infantil e defende que suas crianças precisam estimular o trabalho de corpo e, neste momento, seus alunos estão aprendendo a pular corda. A professora conta alto até cinco antes de mover a corda. Essa atividade desenvolve nas crianças o (a):
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Por ocasião das reuniões para a organização da Semana de Alfabetização da Escola Itaituba, os alfabetizadores destacaram a escrita e o letramento como os temas mais importantes. Em relação aos temas, é correto afirmar que:
I - o letramento é um processo aprendido somente na escola.
II - o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita por uma sociedade.
III - a produção de textos na alfabetização deve ser realizada após a aprendizagem da leitura.
IV- ao analisar a evolução das hipóteses de escrita, o professor perceberá a rela...
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
No contexto do currículo por competências o ensino- aprendizagem também está voltado para a administração de situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Dessa maneira, a noção de situação-problema compreende, dentre outras, as características apresentadas abaixo, exceto:
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)
Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.
( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do con...
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor" (Paulo Freire). Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
Perenoud (2000) aponta competências "...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas." Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
2. Administrar a progressão das aprendizagens.
3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.
4. Utilizar novas tecnologias
5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecion...
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
... "A discussão sobre o 'erro' provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional. Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.
( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.
( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.
( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que co...
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.
Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:
"Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingi...
O registro do desenvolvimento da criança é uma atividade muito importante a ser desenvolvida pelo profissional da Educação Infantil. Um registro deve dar conta do objetivo educacional. O registro deve conter elementos que
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas. À luz dessa assertiva, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
I A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.
II A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.
III A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.
IV A autoridade técnica constitui o conjunto de qualidades...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A educação a distância (EAD) é uma metodologia de ensino cada vez mais popularizada no Brasil. A grande extensão territorial do país tem sido um dos motivos mais fortes no convencimento dos educadores sobre a necessidade do fortalecimento da oferta de educação de qualidade nos vários níveis de ensino proporcionados pela EAD.
A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta acerca da EAD.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.
Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.
Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.
Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.
Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.
Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. As práticas educativas desenvolvidas pelo educador com adolescentes em privação de liberdade devem ser ancoradas em teorias da educação que confiram ao educador elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. Para melhorar a qualidade de ensino ministrado a crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) adolescentes com cerceamento de liberdade, o professor deve motivar os alunos para a aprendizagem por meio de conhecimentos que respondam aos anseios dele.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. Em se tratando de adolescentes em cumprimento de medida em regime fechado — internação —, a apropriação de conhecimentos valorizados socialmente lhes possibilita melhor compreensão sobre o mundo que os rodeia e os ajuda a organizar suas experiências de vida.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. As crianças institucionalizadas em abrigos, em geral, demonstram nível de carência afetiva e material muito alto. Portanto, no processo ensino/aprendizagem, elas requerem do educador um serviço de ensino eficiente, tecnicamente preparado e de qualidade, pois já estão acostumadas a viver sozinhas, com autonomia.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”
Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.
Nessa fala, adolescente considera “respeito” e “convivência com as pessoas” como práticas educativas importantes veiculadas pela família e semelhantes à prática desenvolvida na escola, sendo ambas intencionais e sistemáticas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
É crescente, nas escolas brasileiras e nas instituições de atendimento, o número de adolescentes que necessita de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem. O professor e o orientador devem priorizar práticas educativas que ajudem o adolescente a assimilar os conteúdos, pois, assim, poderá arranjar um emprego e resolver seus problemas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
É crescente, nas escolas brasileiras e nas instituições de atendimento, o número de adolescentes que necessita de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem. 98 O professor e o orientador devem auxiliar o adolescente a dar o primeiro e mais decisivo passo para vencer as dificuldades pessoais, a reconciliação consigo mesmo e com os outros, condição necessária de mudança de sua forma de inserção na sociedade.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Quantas vezes, diante de um modo displicente de vestirse, um cabelo desalinhado, nós, professores, nos indispomos com determinado aluno.
Diante do depoimento acima, de uma professora de escola pública, julgue os itens subseqüentes.
A professora citada pertence a uma cultura diferente da dos seus alunos. É seu papel conseguir que os alunos internalizem a cultura dela, para tornar mais suave a inserção desses alunos na sociedade.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Hoje, entende-se que a aprendizagem significativa deve levar o estudante a resolver situações e, em alguns casos, a criar e a reinventar soluções. Nesse contexto de aprendizagem, as concepções de avaliação relacionam-se às concepções de ensino e de aprendizagem e, também, às concepções das relações sociais estabelecidas entre a comunidade educativa (professores, alunos, pais e especialistas) no cotidiano escolar.
Com relação ao texto acima e no que se refere à avaliação, suas possibilidades, seus limites, seus processos e suas técnicas, julgue os seguintes itens.
Ensinar e aprender são processos intimamente relacionados. À medida que o professor propõe os objetivos em seu plano de ensino, ele deve estar também prevendo as competência...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Hoje, entende-se que a aprendizagem significativa deve levar o estudante a resolver situações e, em alguns casos, a criar e a reinventar soluções. Nesse contexto de aprendizagem, as concepções de avaliação relacionam-se às concepções de ensino e de aprendizagem e, também, às concepções das relações sociais estabelecidas entre a comunidade educativa (professores, alunos, pais e especialistas) no cotidiano escolar.
Com relação ao texto acima e no que se refere à avaliação, suas possibilidades, seus limites, seus processos e suas técnicas, julgue os seguintes itens.
Um dos objetivos da avaliação é a comprovação de resultados. Para tanto, o professor deve primar pelo aspecto quantitativo que estabelece a classificação dos alunos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:
Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.
(PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:
Várias explicações vêm sendo buscadas para a ocorrência do fracasso escolar. A situação de Luciana pode ser explicada, por exemplo, pela "indiferença às diferenças", que atribui o fracasso
No Estado de São Paulo tem havido expressivo aumento das matrículas no Ensino Médio nos últimos anos, mudando o perfil de sua clientela. Diante deste quadro e de acordo com a Indicação CEE nº 9/2000 (Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo), ao discutirem o seu projeto pedagógico e o currículo, os profissionais de uma escola devem privilegiar como princípios básicos
O regime escolar estruturado em ciclos e a avaliação continuada favorecem o processo democrático e a inclusão do aluno em uma perspectiva pedagógica que
Diversos alunos de 15 anos da turma B estão apresentando dificuldades em determinada disciplina. O professor está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, sabendo de sua dificuldade em função de a turma ser numerosa. Para reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, o professor deverá
O contexto cultural contemporâneo pode ser caracterizado pela fragmentação do conhecimento, pelo processo de globalização econômica e cultural e pelo embate entre a razão instrumental e o irracionalismo. Tal caracterização requer uma atuação docente que leve em conta uma interlocução entre a filosofia e a didática, no sentido de que o ensino e a aprendizagem possam, segundo Rios (2001), estabelecer
Projetos como os que são desenvolvidos na Escola Bairro Aprendiz, ou como o "Escola da Família", são repletos de exemplos que nos ajudam a compreender a possibilidade de resgate da cidadania por meio da educação. Tais exemplos aliam-se ao conceito de resiliência, que vem a ser:
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para tal, contra-argumentam que
A atividade de visitação do bairro no qual a escola está situada, com o objetivo de conhecer sua estrutura, relação de serviços oferecidos à comunidade e profissionais que trabalham nesses espaços, é uma prática comum entre os professores. Essa atividade fundamenta-se
A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo de alunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de um colega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis; outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa. A situação descrita permite identificar princípios psicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:
Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,
O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque
Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de
O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar
Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo
Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2a série durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-se com comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: "Poesia é coisa de mulherzinha". A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses "meninos poetas" expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para
No Texto I, as "frutas exóticas e saborosas" são o tema a partir do qual se inserem conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de uma teia de relações que se estabelece entre
A visita ao campus de uma universidade, a ser realizada pelos alunos de uma escola de Ensino Médio, faz parte do trabalho de informação profissional. Os representantes de turma estão incumbidos de gerenciar a organização dos grupos de alunos por áreas de interesse na visita aos departamentos, coordenando interesses, disponibilidade de vagas e proximidade nos deslocamentos. As propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,
A avaliação da aprendizagem escolar é um elemento do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a avaliação tanto serve para avaliar a aprendizagem dos alunos quanto o ensino desenvolvido pelo professor. Numa perspectiva emancipatória, que parte dos princípios da auto- -avaliação e da formação, podemos afirmar que:
Das muitas possíveis classificações dos conteúdos de aprendizagem, a distribuição ou agrupamento de conteúdos em três tipos, de acordo com aquilo que os alunos e alunas devem saber, saber fazer e ser (...), são um instrumento-chave para determinar, em primeiro lugar, as idéias subjacentes a qualquer intervenção pedagógica.
(Antoni Zabala, 1997)
Considerando a perspectiva construtivista expressa nesse trecho, podemos denominar os três tipos de conteúdos definidos acima, respectivamente, como:
Quando os professores de uma escola são convidados a pensar a elaboração do currículo no espaço escolar, considerando os componentes do currículo como sendo: O que ensinar - Quando ensinar - Como ensinar, podemos afirmar que tal elaboração conjunta pode propiciar a construção de conhecimento no âmbito da escola. Os componentes curriculares - o quê, como e quando - são impulsionadores de discussões importantes, respectivamente, no âmbito da:
Numa sociedade em que se exige atualmente um profissional crítico, autônomo e capaz de tomar decisões, é necessário iniciar na escola um processo de discussão e reflexão de todo o contexto escolar. Com esse grande desafio, o professor precisa repensar as suas práticas educacionais para contemplar o paradigma emergente.
Jogar com as crianças é uma experiência inesquecível. É maravilhoso ver o entusiasmo, o interesse e a dedicação que elas colocam nos jogos. A teoria de Piaget, no entanto, mostra-nos a necessidade de agir de forma diferente que os adultos em geral têm quando jogam com as crianças.
(Kamii e De Clark, Reinventando a Aritmética, 1999)
Durante a realização de atividades nas aulas de Matemática, uma professora reserva um espaço para seus alunos formularem problemas. Uma de suas alunas produziu e ilustrou o problema abaixo a partir da seguinte proposta: Criar um problema para a pergunta Quantos fios de cabelo Joice tem a mais que Ana Paula?
Joice e Paula são duas espigas de milho que moram num grande milharal no interior de São Paulo. Resolveram participar de um concurso de cabelos. Joice estava radiante em frente do espelho penteando seus cabelos, quando percebeu que eles estavam caindo. Decidiu contá-los. Ela estava com 1 247 fios e no chão 320 caídos. Desesperada com a possibilidad...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Até agora, a minha turma está caminhando muito bem. Está bem mesmo... E, entre os fatores que estão facilitando o aprendizado, eu vejo essa mudança de postura que eu tive na sala de aula. Esta mudança até mesmo de processo, da maneira de trabalhar com eles em sala de aula, a riqueza de materiais que eu busco para incentivar, para que estimule.
Em face da situação acima relatada, julgue o item abaixo.
A professora, nessa situação, assumiu a posição de protagonista da história, chamando para si as explicações para o sucesso da turma.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Uma adolescente com 16 anos de idade sai pouco de seu bairro, onde freqüenta um salão de baile, um lugar “respeitado”, e vai a pizzarias. Fora isso, vai aos shoppings. Atualmente, ela cursa a 5.ª série do ensino fundamental e já foi reprovada três vezes, pois não alcança média suficiente em matemática. “O professor dá tanta coisa que não entendo, o ano vai passano, quando vejo não deu. Mais uma reprovação. Acho que não dou prá matemática”, diz ela.
Diante da situação acima relatada, julgue os itens que se seguem.
Com base na fala da adolescente,“o professor dá tanta coisa que não entendo”, subentende-se que o conteúdo trabalhado nas aulas de matemática é visto como um amontoado de informações. Sem referência cultural, a aluna consegu...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Uma adolescente com 16 anos de idade sai pouco de seu bairro, onde freqüenta um salão de baile, um lugar “respeitado”, e vai a pizzarias. Fora isso, vai aos shoppings. Atualmente, ela cursa a 5.ª série do ensino fundamental e já foi reprovada três vezes, pois não alcança média suficiente em matemática. “O professor dá tanta coisa que não entendo, o ano vai passano, quando vejo não deu. Mais uma reprovação. Acho que não dou prá matemática”, diz ela.
Diante da situação acima relatada, julgue os itens que se seguem.
A afirmação de que “o ano vai passano, quando vejo, não deu. Mais uma reprovação. Acho que não dou prá matemática” denota certa passividade da adolescente em relação ao seu processo de aprendizagem de matemática, assumindo ...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Uma adolescente com 16 anos de idade sai pouco de seu bairro, onde freqüenta um salão de baile, um lugar “respeitado”, e vai a pizzarias. Fora isso, vai aos shoppings. Atualmente, ela cursa a 5.ª série do ensino fundamental e já foi reprovada três vezes, pois não alcança média suficiente em matemática. “O professor dá tanta coisa que não entendo, o ano vai passano, quando vejo não deu. Mais uma reprovação. Acho que não dou prá matemática”, diz ela.
Diante da situação acima relatada, julgue os itens que se seguem.
A aluna em questão e grande parte dos adolescentes das classes populares no Brasil são marcados por uma trajetória escolar com inúmeras reprovações. Essas reprovações acarretam grandes prejuízos para o sistema de ensino e pa...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, relativos aos desafios na ação educativa com crianças institucionalizadas em abrigo e(ou) em casa de privação de liberdade. O trabalho educativo destinado à criança institucionalizada em abrigo é desafiador. Por isso mesmo, deve ser desenvolvido com a participação dos alunos, incentivando a autonomia, a construção de significado, a interação social e o sentimento de pertencimento ao mundo como sujeitos de direito.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação à adolescência, suas características e contextos culturais, julgue os itens seguintes. O imaginário do adolescente criado no Brasil é ambivalente: a mídia o expõe como padrão de beleza e vida prazerosa e, ao mesmo tempo, o rotula como irreverente, aborrecente, inconseqüente, transgressor e desrespeitador das normas sociais.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação à adolescência, suas características e contextos culturais, julgue os itens seguintes. Na sociedade brasileira, há diversas formas de se caracterizar a adolescência. A visão predominante é de uma etapa de transição: da infância à vida adulta, ou seja, o indivíduo está em processo de formação. Mesmo que trabalhe, consuma e participe, não terminou os estudos, não é um profissional e ainda está construindo hábitos e valores sociais.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens subseqüentes. No processo de aprendizagem, a dimensão cognitiva tem um papel fundamental, mas não é a única envolvida. Outros fatores, como a imagem que o professor e os colegas fazem do aluno, estão em jogo. De uma maneira ou de outra, tais fatores são explicitados nas relações interpessoais do convívio escolar, como, por exemplo, atividades cooperativas em sala de aula, as quais podem contribuir para aumentar a segurança de alunos tímidos e gerar condições positivas para o sucesso destes.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Somente após conhecer determinado assunto, o indivíduo torna-se capaz de compreendê-lo e de aplicá-lo.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, relativos à taxonomia de Bloom. Para Bloom, as possibilidades de aprendizagem se restringem aos domínios cognitivos representados em sua taxonomia.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. As atividades pedagógicas realizadas por meio da educação a distância, especialmente pela Internet, são consideradas por diferentes autores uma nova relação pedagógica, em que professor e aluno tornam-se participantes de um jogo discursivo que não reconhece a autoridade ou os privilégios de monopólio da fala presentes, com frequência, nas relações de ensino-aprendizagem tradicionais, o que propicia relações comunicativas e interpessoais mais simétricas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Na educação corporativa, a avaliação de processo deve acontecer após o treinamento e se orientar para as oportunidades de aperfeiçoamento de treinamentos futuros, devendo o programa de aprendizagem ser visto de maneira isolada, pois cada formação tem um objetivo específico orientado para resultados cada vez melhores.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. As vantagens da integração das tecnologias na educação incluem o acesso e a produção de informação, a promoção da comunicação a distância e das formas de interação social e a possibilidade de serem utilizadas como ferramenta para o trabalho colaborativo.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Os autores são unânimes ao considerar os computadores promotores de isolamento social, tanto no trabalho corporativo como na educação, criando lacunas para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do conceito, dos fundamentos e dos processos da educação corporativa, julgue os próximos itens. O objetivo da educação corporativa consiste em formar profissionais para atuar em diferentes organizações.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do conceito, dos fundamentos e dos processos da educação corporativa, julgue os próximos itens. A educação corporativa é um sistema de desenvolvimento de pessoas que contribui para o aumento da produtividade na organização.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do conceito, dos fundamentos e dos processos da educação corporativa, julgue os próximos itens. Na abordagem sistêmica, a educação corporativa é uma estratégia primordial para avaliar os meios utilizados para o alcance dos objetivos da empresa.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do conceito, dos fundamentos e dos processos da educação corporativa, julgue os próximos itens. A educação corporativa parte do pressuposto de que são apenas as características do cargo a exercer que definem a metodologia a ser adotada no sistema de recrutamento e alocação de pessoas nas organizações.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do conceito, dos fundamentos e dos processos da educação corporativa, julgue os próximos itens. A educação corporativa de uma organização deve guardar coerência com o arcabouço legal e institucional no qual ela estiver inserida.
Embora grande parte dos estudantes brasileiros não apresente um nível de proficiência adequado, os dados sugerem uma leve diferença no desempenho por gênero entre as áreas. De acordo com dados do Pisa 2015 (prova internacional para alunos de 15 anos), as meninas do Brasil obtêm melhor desempenho em leitura e resolução colaborativa de problemas, enquanto os meninos se saem melhor em matemática e ciências. Da educação básica ao ensino superior, não há dados de proficiência que justifiquem a discrepância na proporção de pessoas que chegam a patamares altos de remuneração no Brasil: 5,37% homens contra 1,49% das mulheres com 15 ou mais anos de estudo que ganham mais de 20 sa...
Nem sempre os alunos estão em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo apenas uma associação entre estímulo e resposta. Não percebendo significado algum no que está sendo passado, o aluno normalmente:
Há necessidade de o professor perceber que existem dois tipos de indisciplina. Aquela em que o aluno faz bagunça e aquela em que o professor até consegue o silêncio, mas não a interação com os alunos. Ter uma proposta adequada de trabalho, vinculada às reais necessidades dos alunos, colabora de maneira fundamental para o convívio saudável na sala de aula. Essa proposta deve estar baseada em:
Existem, basicamente, duas formas de se conseguir disciplina na sala de aula. Aparentemente, os resultados são os mesmos, mas na realidade cada forma utilizada sistematicamente acaba deixando marcas profundas no sujeito, e de naturezas bem diferentes. São elas:
“Conhecer os limites reais da educação formal na sociedade ajudou-me a direcionar meu trabalho. Sobre esses limites, poderia dizer concretamente que, quando estou com um grupo de vinte ou quarenta alunos, discutindo algum aspecto da realidade para tentar desvendá-lo, até mesmo quando estou discutindo o próprio processo de educação, não estou pensando, quando me despeço dos alunos, que terei vinte e cinco novos revolucionários...” (Paulo Freire)
Para o educador, o importante é aumentar a curiosidade dos alunos, estimulá-los a:
Numa sala de aula tradicional, lugar privilegiado da prática docente, desenvolve-se uma relação de natureza pedagógica que envolve fundamentalmente a transmissão de saberes, mediante interações de caráter intelectual e afetivo. No tocante à disciplina nessa sala de aula, pode-se dizer que o professor assume dois papéis básicos:
O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de:
É prática comum no País, a cada início de ano, os alunos receberem uma lista de material escolar para serem apresentados no primeiro dia de aula, sem que se considere a possibilidade de sua aquisição pelas famílias. Em certa escola, diante do fato de que muitas famílias não providenciaram todo o material solicitado, os professores afirmaram que sem ele era impossível trabalhar! Ao aceitar de imediato a impossibilidade de interferir nas desigualdades sociais presentes na escola, o professor está, fundamentalmente,
De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis − maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório − foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que
Uma professora de 1o ano do ensino fundamental apresenta, em reunião com professores da mesma série, o registro que alguns alunos fizeram do número 312, quando ela o ditou: 300102 e 30012. Os professores discutiram que esse tipo de registro resulta de
O estudo do ensino e da aprendizagem na sala de aula é um campo relativamente recente em psicologia da educação. Segundo Coll e Solé, durante as quatro últimas décadas do século XX, a pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula experimentou modificações em suas formulações. Atualmente os trabalhos:
I tratam ensino e aprendizagem em sala de aula como duas entidades separadas.
II pretendem explicar o que ocorre na sala de aula.
Conforme apontam Coll e Solé, na análise do processo de ensino e de aprendizagem, para além dos conteúdos, há fatores importantes entre a atividade educacional do professor e a aprendizagem dos alunos. São eles:
I comportamentos do professor.
II interações professor/alunos na sala de aula.
III atividade mental construtiva dos alunos.
IV processos psicológicos dos alunos.
V atividades e tarefas escolares de ensino e aprendizagem.
A figura pretende representar, além da inter-relação entre os dois mecanismos e seu caráter processual e dinâmico, a natureza complexa da evolução dos dois mecanismos ao longo de uma hipotética sequência didática, não linear e mesmo problemática. No eixo das coordenadas, representa-se ____________________________, e no eixo das abscissas, ______________________, ao longo da qual os dois mecanismos evoluem.
Os termos que completam corretamente o trecho acima são, respectivamente:
O educador e a educadora devem ter consciência de que sua ação como alfabetizador e alfabetizadora é uma ação política. (Paulo Freire) Assim, é dever da educadora e do educador:
A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais.
João é daqueles meninos que incomoda muito na sala de aula (isso é um problema), e é posto repetidamente de castigo ou enviado à direção da escola (isso é processo, ou uma tentativa de solução). Para o Prof. Danilo Gandin, não será suficiente analisar a situação numa relação direta: problema => solução. A fim de descobrir qual é a necessidade ou quais são as necessidades que devem ser satisfeitas para solucionar ou diminuir o problema, é necessário chegar a ele com:
Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar. Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:
Segundo Santos, na área acesso à universidade, a maior frustração na década de 2000 foi a de que o objetivo de democratização do acesso na maioria dos países não foi conseguido. Os fatores de discriminação, sejam eles a classe, a raça, o sexo ou a etnia, continuaram para fazer do acesso uma mistura de mérito e privilégio. Isto posto, em vez de democratização, houve massificação e uma forte segmentação do ensino superior com práticas de autêntico dumping social de diplomas e diplomados. Sendo assim, propõe ideias mestras para pautar a área de acesso. São elas:
O professor necessita ficar atento aos progressos de aprendizagem, às dificuldades e aos erros nas avaliações dos seus discentes. Um bom procedimento para corrigir os erros dos educandos é