Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescen...

Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.

A professora de português teve a mesma visão do professor de matemática. Segundo ela, “os alunos não sabem nada. Não querem ler os textos solicitados. São agressivos e, quando peço para fazerem a dramatização de um texto, a fim de mudar a rotina da aula, tenho de ficar no pé deles. Se não, não sai nada”. A coordenadora pedagógica disse que as declarações dos professores indicavam diversos problemas na prática pedagógica, mas considerou a relação entre professor e aluno como um dos mais sérios. Os professores discordaram.

Diante da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Os professores, na instituição mencionada, demonstram preocupação com os alunos. Por isso utilizam o modelo didático de explicar o conteúdo para, em seguida, solicitar a elaboração de exercícios para fixação dos conteúdos, considerando a participação do aluno como essencial no processo de aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens a seguir.

O direito de acesso pleno aos documentos públicos é assegurado em lei.

Resolva a questão aqui ›


A Conferência de Saúde convocada pelo Poder Executivo, reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais. Esta definição foi feita por qual lei?

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir proteção contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço em caso de incêndio, equipamentos suficientes para o combate ao fogo em seu início e pessoas adestradas ao uso correto desses equipamentos. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

Caso um funcionário treinado para o combate ao fogo observe princípio de incêndio em um quadro de distribuição de energia elétrica energizado, ele deverá usar um equipamento da classe C para combater esse princípio de incêndio.

Resolva a questão aqui ›