Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

Conforme as Diretrizes Curriculares para Educação Básica, analises a seguintes assertivas:
• Traduz o projeto educativo construído pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia com base nas características dos alunos, nos profissionais e recursos disponíveis, tendo como referência as orientações curriculares nacionais e dos respectivos sistemas de ensino. • Deve ser assegurada ampla participação dos profissionais da escola, da família, dos alunos e da comunidade local na definição das orientações imprimidas aos processos educativos e nas formas de implementá-las.
Com base nessas informações contidas nas Diretrizes, essa é a definição de qual termo?

Considerando que a avaliação não é apenas uma forma de julgamento sobre o processo de aprendizagem do aluno, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação constitui um instrumento indispensável do professor na busca do sucesso escolar de seus alunos. ( ) Ocorre durante todo o processo educacional, busca diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e de ensino. ( ) Os procedimentos de avaliação adotados pelos professores e pela escola são independentes e não precisam estar articulados às avaliações realizadas em nível nacional. ( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas e os regimentos escolares oferecerão, quando possível, tempos e espaços de recuperação após o encerramento do período letivo, tal como determina a Lei nº 9.394/1996.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
PORQUE
II. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes unidades temáticas, aqui entendidas como atividades pedagógicas, conceitos e processos, sendo que estão organizadas em saberes e conhecimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

De acordo com Horn e Staker (2015), há várias maneiras de aplicar o ensino híbrido nas instituições de ensino, e as estratégias podem ser classificadas em dois grupos: modelos sustentados e modelos disruptivos. Sendo assim, NÃO corresponde a um exemplo de modelo disruptivo de ensino híbrido:

São princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, de acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) estabelecido pelo MEC:
I. A educação deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais. II. A escola como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. III. A educação em direitos humanos, por seu caráter individual, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento, competitividade e individualidade.
Quais estão corretos?

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