Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

#Questão 943659 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Portanto, entende-se que essas práticas corporais são aquelas realizadas fora das obrigações laborais, domésticas, higiênicas e religiosas, nas quais os sujeitos se envolvem em função de propósitos específicos, sem caráter instrumental (BRASIL, 2018).
      De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles:

#Questão 943658 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

De acordo com Brasil (2018), a unidade temática Esportes reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte, como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, caracteriza-se pela comparação de desempenho entre adversários, por ser regido por regras formais e por promover o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. No entanto, essas características não possuem um único sentido/significado entre aqueles que o praticam. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. Dessa forma, para a estruturação dessa unidade temática, a BNCC utiliza-se de um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
Relacione as categorias de esportes às suas respectivas características: 
(1) Marca (2) Precisão (3) Técnico-combinatório (4) Rede/quadra dividida ou parede de rebote (5) Campo e taco (6) Invasão ou territorial (7) Combate

( ) Caracteriza-se por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento.
( ) Caracteriza-se por disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa.
( ) Caracteriza-se por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.
( ) O resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnicocombinatórios.
( ) Caracteriza-se por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
( ) Caracteriza-se por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversários, protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo.
( ) Caracteriza-se por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 

#Questão 943660 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

A Lei 10793/2003 alterou o § 3º do Art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passando a vigorar com a seguinte redação: “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática [...]”:

Quando os problemas que envolvem os alunos fogem da competência da escola, por exemplo, evasão, maus tratos, dependência química, seja porque se esgotaram todos os recursos para tentar solucioná-los internamente, seja porque as questões envolvem infrações penais e tratamentos de saúde, a equipe gestora deve, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comunicar o(a):

#Questão 943668 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) - História

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de ensino e aprendizagem da História no Ensino Fundamental, Anos Finais, está pautado por três procedimentos básicos. Assinale a alternativa que apresenta esses procedimentos de acordo com BNCC: 

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