Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

#Questão 943618 - Pedagogia, Legislação da Educação, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, a organização da educação Básica contempla o(a)
I. classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental. II. desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania. III. alfabetização plena e a formação de leitores, como requisitos essenciais. IV. exclusão da educação alimentar e nutricional entre os temas transversais. V. determinação obrigatória das séries anuais, retirando a possibilidade de ciclos.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#Questão 943617 - Pedagogia, Legislação da Educação, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

Leia a afirmação a seguir.
A escola é uma instituição social que deve apresentar unidade em seus objetivos (sócio-políticos e pedagógicos), interdependência entre a necessária racionalidade no uso dos recursos (materiais e conceituais) e a coordenação do esforço humano coletivo. Por ser um trabalho complexo, a organização e gestão escolar requerem o conhecimento e a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada às condições concretas de cada escola. São propostos os seguintes princípios da concepção de gestão democrática-participativa.
(LIBÂNEO, 2001).
Analise as afirmativas a seguir:
I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.
II. Relação orgânica entre direção e a participação dos membros da equipe escolar.
III. Planejamento das tarefas, ou seja o plano de ação da escola ou projeto pedagógico, discutido e analisado publicamente pela equipe escolar e os técnicos do MEC.
IV. Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.
V. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando cada problema em seus múltiplos aspectos e na ampla democratização das informações.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS. 

#Questão 943622 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017, p.40) estabelece Campos de Experiência para a Educação infantil que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Em cada Campo de Experiências são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados por faixa etária. A respeito dos campos de experiência na Educação Infantil, verifique as alternativas a seguir e marque qual se relaciona com os conceitos apresentados na BNCC: 

#Questão 943623 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

As estruturas lógicas ou processos mentais são imprescindíveis para a aprendizagem no campo da alfabetização e letramento em Matemática, bem como para as demais áreas do conhecimento pela BNCC. Por isso, conforme Kamii (1990), Lorenzatto (2011), Batista e Freitas (2013), essas estruturas precisam ser contempladas na organização do trabalho pedagógico, em sala de aula. Um exemplo de situação que pressupõe o desenvolvimento de processos mentais ou estruturas seria o trabalho com unidades de tempo, como: hora, dia, semana, mês, ano. Outras situações que envolveriam o desenvolvimento de determinado processo mental seriam: a compreensão da organização de diferentes espécies de seres vivos, no estudo em Ciências; a compreensão da lógica que envolve a relação entre cidade, estado, país e continente; e a percepção, pela criança, das relações de parentesco, as relações de amizade, identificando a qual grupo pertence e as fronteiras de cada grupo, seja familiar, escolar.
O processo mental, enquanto estrutura do desenvolvimento do raciocínio lógico, apresentado nesses exemplos, denomina-se:

#Questão 943624 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a área de Ciências Humanas – componente curricular Geografia, define que “Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. [...] Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. [...] O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas”. (BRASIL, 2017, p. 359-360).
Sendo assim, o princípio geográfico de maior complexidade, que se refere ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu, denomina-se: 

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