Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A organização curricular da educação infantil na BNCC está estruturada em cinco disciplinas, no âmbito das quais são definidos os conteúdos específicos.
PORQUE
II. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Considerando que as propostas pedagógicas de educação infantil devem respeitar alguns princípios descritos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil, analise a sentença abaixo:
O princípio ético: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades (1ª parte). Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática (2ª parte). Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais (3ª parte).
Quais partes estão corretas?

As instituições de educação infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:
1. Não devem existir práticas inadequadas de verificação da aprendizagem, tais como provinhas, nem mecanismos de retenção das crianças na educação infantil. 2. A avaliação, conforme estabelecido na Lei nº 9.394/88, deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado, atribuindo notas e conceitos de acordo com os resultados obtidos. 3. A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. 4. Em meio a atribuições de cuidar da alimentação, do sono, da higiene, de organizar as situações de aprendizagem e muitas outras incumbências, precisa interpretar reações e manifestações dessas crianças e promover ações pedagógicas. 5. A finalidade do processo avaliativo é conhecer cada uma das crianças com as quais se atua para promover-lhes experiências educativas desafiadoras e oportunidades.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

As aprendizagens estão organizadas em três etapas: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, e se explica a composição dos códigos alfanuméricos criados para identificar tais aprendizagens. Assinale a alternativa que NÃO apresenta códigos alfanuméricos para a educação infantil.

Em relação à definição de currículo conforme as Diretrizes Curriculares para educação básica, analise as afirmações abaixo:
1. O foco nas experiências escolares significa que as orientações e propostas curriculares que provêm das diversas instâncias só terão concretude por meio das ações educativas que envolvem os alunos. 2. Cabe primordialmente à instituição escolar a socialização do conhecimento e a recriação da cultura. 3. Os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados. 4. A escola constitui a principal e, muitas vezes, a única forma de acesso ao conhecimento sistematizado para a grande maioria da população. 5. Uma das maneiras de se conceber o currículo é entendê-lo como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

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