Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

#Questão 1047898 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, VUNESP, 2022, Prefeitura de Rio Claro - SP, VUNESP - 2022 - Prefeitura de Rio Claro - SP - Professor de Educação Básica 1 (Quadro 1)

As discussões começaram de modo desorganizado, com diversas causas sendo levantadas para explicar o maior fracasso escolar dos estudantes. As alternativas apresentam algumas falas coletadas na reunião; assinale aquela que converge corretamente com a perspectiva de Carvalho (2003) sobre o fracasso escolar de meninos.

#Questão 1047906 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, VUNESP, 2022, Prefeitura de Rio Claro - SP, VUNESP - 2022 - Prefeitura de Rio Claro - SP - Professor de Educação Básica 1 (Quadro 1)

Fochi narra situações envolvendo bebês para daí extrair reflexões pedagógicas. Em uma delas, ele parte de um conjunto de fotografias, como na imagem e afirma que “Caio olha fixamente Lara Cristina, e esse olhar parece ter um objetivo claro ” ______  (FOCHI, 2015, p.99). 
Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. 

#Questão 1047909 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, VUNESP, 2022, Prefeitura de Rio Claro - SP, VUNESP - 2022 - Prefeitura de Rio Claro - SP - Professor de Educação Básica 1 (Quadro 1)

Telma passou recentemente em concurso público e vai assumir sua primeira turma em fevereiro. Ela tem se sentido ansiosa e afirma até sentir algum medo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a perspectiva de Paulo Freire (1997) a respeito do medo vivenciado pela educadora na escola, em especial no primeiro dia de aula. 

#Questão 1047949 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

O período compreendido entre, aproximadamente, 7 a 12 anos tem como característica principal a utilização do raciocínio lógico, de maneira a superar o caráter instável e subjetivo do pensamento próprio do período anterior. O pensamento infantil, de acordo com Piaget, torna-se lógico por conta da organização de sistemas operacionais, que satisfazem as leis dos conjuntos comuns. Embora as crianças desse período possam raciocinar conceitualmente sobre objetos concretos, não sabem pensar de modo abstrato, de um modo científico, que será próprio da fase posterior. De acordo com os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento humano, neste período, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança preocupa-se em compreender o pensamento do outro, bem como em se fazer compreender e ver aceitos os seus argumentos, com a necessidade, portanto, de transmitir o que pensa; há o início da reflexão. Ocorre significativo aumento de empatia da criança para com os sentimentos e condutas dos outros, manifestando, ainda, sentimentos morais e sociais de cooperação, com a colaboração efetiva dos colegas. II. A inteligência mostra-se em um caminhar progressivo, a fim de alcançar maior adaptação; nesse caso, a assimilação e a acomodação realizam um papel essencial entre o indivíduo e o meio. A criança, que anteriormente não conseguia operar utilizando-se do constructo da reversibilidade, nesse período, é capaz de fazê-lo. Ela se torna capaz de perceber que cada operação comporta uma operação inversa. III. A criança entende que a quantidade de líquido permanece a mesma; ainda que seja alterado o recipiente em que estava inicialmente, manterá a mesma quantidade que tinha (reversível). Assim, guiada pela capacidade de realizar operação intelectual, a criança consolida noções de conservação, de número, de substância, de volume, de peso e de causalidade. IV. O raciocínio da criança torna-se dedutivo, com a captação do real como um processo e movimento do todo para as partes. Desse modo, a criança é capaz, neste período, de realizar operações, ou seja, um ato representacional que se constitui em um conjunto de atos inter-relacionados.
Está correto o que se afirma em 

Em conformidade com a teoria de Piaget (1997), o construtivismo é o processo de aprendizagem do indivíduo de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando, como critério, a idade do indivíduo relacionada ao contexto. Sobre os conceitos da teoria de Piaget, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis