Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Complete a lacuna a seguir: A ____________pode ser revelada desde os pequenos gestos motores de uma criança, externados através de atividades que proporcionam o conhecimento e o domínio do próprio corpo.

Analise o trecho a seguir: Garantir para a criança o direito de aprender e de se desenvolver. Assinale alternativa que corresponde a melhor definição do trecho:

#Questão 863845 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, IBGP, 2021, Prefeitura de Itabira - MG, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Regência de Classe

A faixa etária de 0 a 6 meses representa um período de intensa transformação na criança. É quando aparecem os primeiros movimentos do corpo, das mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do gesto da criança, com o seu deslocamento no espaço. Os acidentes mais comuns nessa idade são as queimaduras, sufocações, intoxicações medicamentosas, enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos. Para prevenir esses acidentes, deve-se levar em consideração alguns cuidados com o ambiente e com as atividades pedagógicas, de recreação, alimentação e higiene desenvolvidas na instituição de Educação Infantil. NÃO corresponde a um desses cuidados:

Criada pelo cientista norte americano Howard Gardner, na década de 1980, essa teoria causou grande impacto na área educacional. Segundo Gardner (1995), é necessário que sejam revistas as competências e as habilidades dos seres humanos. Que deixemos de supervalorizar os aspectos linguísticos e lógico matemáticos e que vejamos o ser humano como um todo. Partindo do princípio de que todos nós somos diferentes na maneira de agir, sentir e pensar, deveriam, então, ser consideradas as “habilidades” ou “dons” de cada um como inteligências, além das capacidades linguísticas e lógico matemáticas:

Em 1896, Freud usou pela primeira vez o termo “psicanálise” para descrever seus métodos. Ele iniciou seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam. Uma vez que alguns eventos mentais “parecem” ocorrer espontaneamente, Freud começou a procurar e descrever os elos ocultos que ligavam um evento a outro, o qual ele classificou como: assinale a resposta CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis