Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

O médico e pedagogo belga Ovíde Decroly (1871-1932) iniciou seus estudos sobre a psique infantil, partindo dos anormais e, posteriormente, estendeu seus métodos educativos às crianças normais. Vivendo num período marcado pela efervescência do movimento da Escola Nova na Europa, Decroly participou desse movimento propondo um sistema de transição entre a escola tradicional e a escola renovada. Entre as medidas propostas, destacam-se: 
I.  Prévia classificação dos escolares, para organização de classes homogêneas;
II.  Diminuição do efetivo das classes;
III.  Modificação do programa de maneira a ter-se em conta a evolução dos interesses naturais da criança, as condições locais e a disposição da maioria dos alunos para a adoção de um programa de ideias associadas;
IV.  Modificação dos processos de ensino com a aplicação dos centros de interesse, no sentido de permitir o desenvolvimento da individualidade pela atividade interessada do educando.

Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 1052242 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FEPESE, 2022, Prefeitura de Guatambu - SC, Professor de Ensino Fundamental - 1ª a 5ª série - Edital nº 002

Com relação ao processo de construção e desenvolvimento da leitura e escrita, autores pautados na Teoria Histórico-Cultural chamam a atenção a respeito da necessidade de se trabalhar a leitura e a escrita como práticas:

Estudos relacionados à psicomotricidade destacam que a educação psicomotora, no âmbito da Educação Infantil, abrange algumas metas.

Dentre elas é possível destacar:

1. A aquisição do domínio corporal, definindo a lateralidade, a orientação espacial, desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e a flexibilidade.

2. Controle da inibição voluntária, melhorando o nível de abstração, concentração, reconhecimento dos objetos por meio dos sentidos (auditivo, visual, etc.), desenvolvimento sócioafetivo, reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade.

3. Levar a criança a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligência.

4. Contribuir no processo de conformação e pacificação do corpos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) tendo como referência as pesquisas que versam a respeito da importância do desenho para o desenvolvimento psicofísico de uma criança.

( ) O desenho faz parte do desenvolvimento de qualquer ser humano, independentemente de sua idade.

( ) Toda criança passa por um longo processo de evolução em todos os aspectos, mas para isso necessita passar por uma diversidade de estímulos.

( ) A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significado e valores que governam os diferentes tipos de revelação entre os indivíduos na sociedade.

( ) A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.

( ) O desenho é uma forma incitadora para a construção de olhares estéticos e artísticos da criança social. Além disso, o desenho ainda permite à criança desenvolver o senso de observação, os mínimos detalhes, a diversidade de cores, formas, texturas, e, também, entrar em contato com grande variedade de materiais, muitas vezes utilizados para realização de atividades artísticas, seja no ambiente da escola, ou fora dela.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Dos autores abaixo, qual deles defende a importância da imitação e da mediação semiótica no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis