Questões de Nutrição do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2025

Sobre os princípios da dieta enteral em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise, marque a alternativa correta: 

Sobre a biodisponibilidade de nutrientes, assinale a alternativa correta: 

O Guia Alimentar para a População Brasileira é uma das estratégias para a implementação da diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. A respeito dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável recomendados no Guia, em usua segunda edição (2014), analise as afirmativas a seguir e dê valores V (verdadeiro) e F (falso).

( ) Procure fazer as refeições apenas quando sentir fome, respeitando os sinais de estímulo do corpo e, sempre que possível, prefira estar sozinho nesses momentos, focando sua atenção na percepção dos sabores e texturas dos alimentos.
( ) Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero; e se você não tem habilidades culinárias, procure adquiri-las.
( ) Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais e estimule outras pessoas a fazerem o mesmo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 

Para comemorar o aniversário de 50 anos, o Sr. Thiago resolveu jantar no melhor restaurante da cidade e solicitou um cardápio à base de carne e ovos. No outro dia, aproximadamente 15 horas após o jantar, começou apresentar sintomas como vômito, dor abdominal, febre e diarreia.

Esse quadro é sugestivo de doença transmitida por alimentos (DTA) causada por

      A nova definição de obesidade como uma doença crônica e sistêmica, publicada em janeiro de 2025, representa um marco na ciência e na saúde pública, promovendo avanços em diagnósticos mais precisos, tratamentos baseados em evidências e no combate ao estigma associado à condição. Desenvolvida por um grupo de 58 especialistas internacionais, incluindo profissionais de saúde e indivíduos com experiência vivida na obesidade, essa nova abordagem reflete a complexidade multifatorial da condição, rompendo com o reducionismo do índice de massa corporal (IMC) como único critério de avaliação. Novas ferramentas de diagnóstico foram incorporadas.       [...]
Disponível em: https://www.crn3.org.br/noticia/nova-classificacao-da-obesidade-combate-estigmas-e-promoveavancos-em-diagnosticos-e-politicas-publicas. Acesso em: 03 fev. 2025.

Entre os principais avanços da nova classificação estão:

I - A distinção entre obesidade clínica, que afeta indiretamente órgãos e funções corporais, e obesidade pré-clínica, que identifica riscos elevados antes do comprometimento da saúde.
II - Critérios mais precisos: novas ferramentas de diagnóstico incorporam medidas como circunferência da cintura, razão cintura-altura e avaliações funcionais, aumentando as limitações do IMC para uso individual.
III - Tratamento inclusivo: direcionado à melhora das manifestações clínicas e prevenção de complicações, com recomendações baseadas em evidências.

É CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis