Questões de Nutrição da INOVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da INOVA

Para comemorar o aniversário de 50 anos, o Sr. Thiago resolveu jantar no melhor restaurante da cidade e solicitou um cardápio à base de carne e ovos. No outro dia, aproximadamente 15 horas após o jantar, começou apresentar sintomas como vômito, dor abdominal, febre e diarreia.

Esse quadro é sugestivo de doença transmitida por alimentos (DTA) causada por

      A nova definição de obesidade como uma doença crônica e sistêmica, publicada em janeiro de 2025, representa um marco na ciência e na saúde pública, promovendo avanços em diagnósticos mais precisos, tratamentos baseados em evidências e no combate ao estigma associado à condição. Desenvolvida por um grupo de 58 especialistas internacionais, incluindo profissionais de saúde e indivíduos com experiência vivida na obesidade, essa nova abordagem reflete a complexidade multifatorial da condição, rompendo com o reducionismo do índice de massa corporal (IMC) como único critério de avaliação. Novas ferramentas de diagnóstico foram incorporadas.       [...]
Disponível em: https://www.crn3.org.br/noticia/nova-classificacao-da-obesidade-combate-estigmas-e-promoveavancos-em-diagnosticos-e-politicas-publicas. Acesso em: 03 fev. 2025.

Entre os principais avanços da nova classificação estão:

I - A distinção entre obesidade clínica, que afeta indiretamente órgãos e funções corporais, e obesidade pré-clínica, que identifica riscos elevados antes do comprometimento da saúde.
II - Critérios mais precisos: novas ferramentas de diagnóstico incorporam medidas como circunferência da cintura, razão cintura-altura e avaliações funcionais, aumentando as limitações do IMC para uso individual.
III - Tratamento inclusivo: direcionado à melhora das manifestações clínicas e prevenção de complicações, com recomendações baseadas em evidências.

É CORRETO o que se afirma em

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://images.app.goo.gl/HEjNwBMru51rwefD9. Acesso em: 10 fev. 2025.

Náuseas e vômitos durante a gravidez (NVGs) são muito frequentes, podem influenciar significativamente a qualidade de vida da gestante e de sua família, especialmente quando estão presentes de forma persistente e/ou grave, pois contribuem efetivamente no absenteísmo ao trabalho.
Sobre o tratamento dietético das mulheres com NVGs:

I- São recomendadas refeições a cada uma a duas horas e em pequenas quantidades.
II- Devem-se evitar alimentos picantes ou gordurosos, sem pimentas e sem frituras.
III- Preferir comer alimentos secos ou suaves, destacando-se algumas frutas.
IV- Os lanches devem ser hipoproteícos ou sem biscoitos pela manhã ao se levantar.
V- Vegetais (repolho, brócolis, couve-manteiga) complicam o controle dos sintomas.

É correto o que se afirma em

Durante a avaliação nutricional da paciente Fátima, natural de Belém do Piauí, casada, 38 anos, verificou-se que a mesma apresentava fotofobia, queilose, glossite e dermatite seborreica.

Os sinais clínicos citados são sugestivos de

O cenário epidemiológico e nutricional do país aponta as deficiências de nutrientes e o aumento acentuado das doenças crônicas não transmissíveis como desafios para a saúde pública.
Julgue os itens com V para verdadeiro e F para falso.

( ) As pesquisas apontam que as deficiências de ferro e vitamina A ainda persistem como problemas de impacto social e observam o ressurgimento de casos de Beribéri (deficiência de Tiamina) em alguns estados brasileiros.
( ) Altas prevalências de desnutrição crônica ainda persistem em grupos vulneráveis da população, afetando principalmente crianças e mulheres que vivem em bolsões de pobreza.
( ) Os principais fatores responsáveis pela redução da prevalência de desnutrição infantil nas populações mais pobres do país foram o aumento da escolaridade materna, crescimento do poder aquisitivo das famílias, expansão da assistência à saúde e melhoria nas condições de saneamento básico.
( ) Nos últimos anos, houve um aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade, exclusivamente na população adulta, com pequenas diferenças entre os sexos.

A sequência correta é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis