Questões de Medicina da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da PUC/PR

Polineuropatia, anemia, encefalopatia, hipertensão arterial, dor abdominal, gota, insuficiência renal crônica. Esse quadro caracteriza intoxicação por:

Gengivite crônica, transtorno de personalidade, episódio depressivo e tremor com micrografia. Esse quadro está relacionado à exposição prolongada do paciente a:

Lesões periungueais, ulcerações em áreas previamente lesadas no tegumento, ulceração e perfuração do septo nasal, coloração marrom na língua e nos dentes, rinites e crises asmáticas. Essas características estão relacionadas à exposição a:

#Questão 251617 - Medicina, Neurologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Neurologista

Uma paciente de 65 anos, saudável, queixa-se, na consulta, de tontura com sensação rotatória muito rápida (segundos de duração) no momento de deitar ou levantar do leito, acompanhada de náuseas. A paciente negou zumbido, surdez e sensação de pressão no ouvido. “Doutor é só a tontura mesmo”, observou a paciente. A manobra de Dix - Hallpike mostrou nistagmo horizontal e piora da sintomatologia após uma latência de segundos. O resto do exame físico apresenta-se normal. Nota: Manobra de Dix – Hallpike: paciente em posição sentada, cabeça rodada lateralmente (à direita ou à esquerda) conforme o lado a ser testado, em aproximadamente 45º. O examinador, ao segurar a cabeça do paciente, promove um brusco e rápido movimento de deitar, em decúbito dorsal horizontal. Ao ser deitado, por não haver uma fixação horizontal da cabeça, esta fica pendente para trás, em aproximadamente 30º abaixo do plano horizontal e voltado para o lado. O paciente fica imobilizado nessa posição, com os olhos abertos e olhar fixo.

Dado esse contexto o diagnóstico mais provável é:

#Questão 251620 - Medicina, Neurologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Neurologista

Um paciente masculino, 70 anos de idade, com histórico de saúde anterior. Apresenta uma síndrome demencial com 16 meses de evolução, acompanhada de flutuação cognitiva, alucinações visuais recorrentes, parkinsonismo espontâneo no primeiro ano da evolução, quedas frequentes, sensibilidade ao uso dos neurolépticos e resposta discreta ao uso da levodopa. Para esse caso, assinale a alternativa que indica a demência a ser diagnosticada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis