Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2016

Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos.

Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio. Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir.

1. Representação e comunicação.

 2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

 ( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;

( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;

 ( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Após o estudo do tema “gênero”, o professor de sociologia propõe uma atividade sobre o problema da violência doméstica no Brasil hoje a partir da apreciação e da análise da música “Maria da Vila Matilde”, da leitura e compreensão da legislação brasileira recente que trata da violência doméstica e da construção coletiva de uma campanha contra a violência doméstica a ser realizada na escola, em colaboração com outros alunos e professores. As opções a seguir descrevem corretamente os objetivos e os métodos dessa atividade, em sintonia com os textos dos PCNs-Ensino Médio, à exceção de uma.

Assinale-a.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e habilidades. Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades” indica o objetivo de superar um modelo de ensino conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado para o “aprender a fazer e a conhecer”.

( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos nas principais questões e abordagens enfocadas pela História, pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas..

As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis