Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médi

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e habilidades. Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades” indica o objetivo de superar um modelo de ensino conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado para o “aprender a fazer e a conhecer”.

( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos nas principais questões e abordagens enfocadas pela História, pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas..

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e F.
  • B. F, V e V.
  • C. F, V e V.
  • D. V, F e V.
  • E. V, V e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

Resolva a questão aqui ›


Sabemos que o desenvolvimento da geologia costeira e marinha em nosso meio, desde a divulgação dos primeiros trabalhos, foi realizado graças ao esforço e dedicação da comunidade científica. Inúmeros trabalhos vêm sendo produzidos em instituições públicas e privadas.

Com relação ao assunto, o que significa DNPM?

Resolva a questão aqui ›


Considerando a equação de diferenças y(n) = x(n) - x(n - 2) - 0,8y(n - 2), usada na implementação de um filtro digital para filtragem de um sinal amostrado à frequência de 2.000 amostras por segundo, julgue os itens a seguir. O ângulo de fase de H(z) na frequência de 250 Hz é igual a π radianos.

Resolva a questão aqui ›