Questões de Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo

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Listagem de Questões de Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo

#Questão 929933 - Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

“Independentemente da forma de ensinar, do estilo do professor e dos objetos de conhecimento, Zabala (1998) sugere que é importante considerar não apenas os conteúdos cognitivos, mas também adotar uma perspectiva ampla.”
Adaptado de Orientações didáticas do currículo da cidade: Geografia. São Paulo: SME / COPED, 2019, p.13. 
As orientações didáticas do Currículo da Cidade para o ensino de Geografia propõem o trabalho com diferentes tipos de conteúdos: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Relacione esses tipos de conteúdo aos seus respectivos exemplos.
1. Conteúdo factual 2. Conteúdo conceitual 3. Conteúdo procedimental 4. Conteúdo atitudinal
( ) Valorizar costumes e tradições de diferentes comunidades e bairros. ( ) Ler mapas e ilustrações comparando os bairros. ( ) Conhecer outros bairros da cidade onde se vive. ( ) Perceber as semelhanças e diferenças dos outros bairros com o bairro onde se vive.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

#Questão 929934 - Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

As opções a seguir descrevem corretamente a contribuição do ensino de História para a formação dos educandos de acordo com o Currículo da Cidade, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 929939 - Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

De acordo com a Orientação Normativa para Registro na Educação Infantil SME/COPED - 2020, o registro escrito da(o) professora(or) e a devolutiva por escrito da equipe gestora garantem

#Questão 929940 - Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

De acordo com a Orientação Normativa 01/2013 da Secretária Municipal de Ensino, assinale a opção que descreve corretamente o processo de avaliação na Educação Infantil.

#Questão 929941 - Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Leia o fragmento a seguir.
Não há como negar que o preconceito e a discriminação constituem um problema que afeta em maior grau a criança negra, visto que ela sofre, direta e cotidianamente, maus tratos, agressões e injustiças, que afetam a sua infância e comprometem todo o seu desenvolvimento.
CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. SP: Contexto, 2012, p. 98.
Considerando a importância das relações étnicas para a socialização das crianças, no espaço cotidiano da Educação Infantil e no espaço familiar, e, com vistas à formação multiétnica da sociedade brasileira, o Currículo da Cidade propõe algumas orientações para a prática dos(as) educadores(as).
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Reservar alguns dias específicos, previstos anualmente no calendário escolar, para trabalhar com o tema do racismo, do preconceito e da discriminação racial. ( ) Ofertar às crianças representações gráficas, literárias, científicas e artísticas que contemplem a diversidade cultural, étnica e racial. ( ) Ficar atento ao racismo implícito entre as crianças, contido no tom da voz, no toque, no olhar, na brincadeira, nas brigas e nos xingamentos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

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