Questões sobre Comportamento de Pessoas nas Organizações

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Listagem de Questões sobre Comportamento de Pessoas nas Organizações

#Questão 1118930 - Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, FCC, 2025, Prefeitura de São Paulo - SP, Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Tecnologia da Informação e Comunicação

Para uma eficiente gestão de pessoas, o conhecimento das necessidades humanas conforme estabelecidas por Maslow (etapas da hierarquia das necessidades) e fundamental para estimular o bom relacionamento entre os participantes da equipe dos projetos, o que pode ser um diferencial entre sucesso e fracasso. Após a construção do esquema da Pirâmide, Maslow identificou outras duas necessidades do individuo que se considera autorrealizado e as classificou como necessidades cognitivas. Importantes de serem reconhecidas nas pessoas das equipes, são elas:  

Assinale a opção que indica uma atitude de bom relacionamento em cozinhas escolares.  

Ana é uma administradora concursada que trabalha há um ano na área financeira de certa empresa pública. Antes disso, ela trabalhou por cinco anos em um banco privado, mas decidiu fazer concurso público por buscar mais estabilidade na vida profissional. Ao optar por trabalhar na empresa pública, Ana renunciou à remuneração 20% mais alta que recebia no banco – mesmo assim, ela estava satisfeita e motivada com o novo trabalho. Recentemente, Ana soube que o banco implantou uma política de pagamento por desempenho que elevou a remuneração dos empregados em até 60%, enquanto a sua remuneração é a mesma desde que ingressou na empresa pública. Agora, ela avalia que deveria ter permanecido no banco, pois sua dedicação e esforço no trabalho são iguais no banco e na empresa atual. Ana ficou desmotivada com o trabalho na empresa pública e pensa em voltar para o mercado financeiro.
Com base na teoria motivacional da Equidade/Justiça Organizacional, a situação ilustra uma percepção de inequidade a partir do ponto de referência: 

Júlia foi promovida e assumiu recentemente a liderança da equipe em que trabalha há cinco anos. A promoção não foi muito bem aceita pelos demais membros da equipe, que julgam que ela não seria a pessoa com o perfil mais adequado para a função. Júlia está preocupada com a situação, porque sabe que terá pouca autonomia para reconhecer ou punir os membros da equipe. A equipe é composta por seis profissionais experientes e bem capacitados que apresentam forte motivação para o desempenho de suas atribuições. Apoiando-se na teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, Júlia avalia que a equipe se encontra no nível de prontidão “4”.
Considerando que essa avaliação está correta, a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard aponta que, nessas condições, o estilo mais eficaz de liderança é o:

Das alternativas apresentadas, assinale a que indica uma postura adequada do colaborador para a manutenção de uma relação positiva com seu superior imediato.

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