Questões de Gestão de Pessoas do ano 2025

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Listagem de Questões de Gestão de Pessoas do ano 2025

Em um órgão público, durante o processo de auditoria, foram identificadas diferentes situações relacionadas à segurança no trabalho. Entre elas, destacavam-se: reclamações dos funcionários quanto a incômodos e dores devido ao uso prolongado de cadeiras inadequadas; exposição a níveis de ruídos extremos em virtude de uma obra realizada no prédio; o arquivo central apresentava ventilação insuficiente, gerando acúmulo de poeira e risco de doenças respiratórias causadas por fungos; e diversos servidores relatavam níveis elevados de estresse devido a prazos curtos e alta carga de trabalho. Com base nos casos apresentados, quais tipos de riscos ocupacionais estão presentes, respectivamente, em cada situação?

O TKI – do inglês, Thomas-Kilmann Instrument – apresenta cinco estilos de solução de conflitos.
Ao combinar os mais altos graus de cooperação e assertividade, com ganhos para as partes envolvidas, adota-se o estilo de

Sobre o bom relacionamento e a interação entre escola, família e comunidade, indique a alternativa correta:

Das alternativas apresentadas, assinale a que indica uma postura adequada do colaborador para a manutenção de uma relação positiva com seu superior imediato.

Um ente público apresenta problemas na administração de pessoas: alta rotatividade de profissionais; ausência de uma política estruturada de capacitação e desenvolvimento; e desmotivação dos servidores, refletida na baixa adesão a programas internos, aumento de licenças por questões emocionais, falta de clareza nos critérios de progressão de carreira e ausência de feedback regular. Verifique as propostas apresentadas pela equipe gestora para resolver os problemas identificados e, com base nas práticas recomendadas de administração de pessoas, analise a adequabilidade delas.

I. Implantar programas de treinamento e capacitação contínua, com planejamento e cronograma alinhados às necessidades identificadas.
II. Contratar consultorias externas e realizar contratações de caráter temporário, visando à redução da rotatividade.
III. Criar um plano de cargos e salários que contemple progressão de carreira baseada em mérito e tempo de serviço.
IV. Realizar pesquisas regulares de clima organizacional para identificar e tratar problemas de desmotivação e insatisfação.

Está correto o que se afirma apenas em

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