Questões de Gestão de Pessoas do ano 2025

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Listagem de Questões de Gestão de Pessoas do ano 2025

#Questão 1097366 - Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, FCC, 2025, TRT - 15ª Região (SP), Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado Especialidade: Tecnologia da Informação

É sabido que os conflitos podem impactar a qualidade dos serviços prestados e, por isso mesmo, é ponto de atenção necessário do gestor. A resolução consensual de conflitos surge, assim, como importante meio pelo qual o Estado se coloca à disposição do cidadão para que ele se manifeste e tenha possibilidade de influenciar realmente em uma decisão estatal. Como exemplo de modelo de solução consensual temos a mediação, a qual tem por característica 

Considerando o contexto de uma instituição educacional pública comprometida com resultados e desenvolvimento profissional, relacione os conceitos da 1ª coluna com as características da 2ª Coluna.

1ª Coluna:
1. Plano de Cargos e Carreiras
2. Avaliação de Desempenho
3. Treinamento Continuado
4. Meritocracia

2ª Coluna:
( ) Instrumento de monitoramento, servindo para diagnóstico e melhoria sistemática da atuação dos servidores.
( ) Política que define progressão funcional, regras de remuneração e atribuições por nível de complexidade.
( ) Sistema que visa reconhecer esforços e resultados, associando recompensas ao cumprimento de objetivos estabelecidos.
( ) Conjunto de iniciativas de capacitação periódica, objetivando aperfeiçoar habilidades e conhecimentos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

Em uma equipe de trabalho, dois colaboradores entram em conflito devido a visões opostas sobre um projeto. João acredita que a solução mais inovadora deve ser adotada, mesmo que demande mais tempo e recursos. Carla, por outro lado, defende um caminho mais conservador e seguro, com menor risco para a organização. A troca de opiniões ocorre de forma intensa, mas ainda respeitosa, podendo contribuir para uma decisão mais equilibrada se for bem conduzida. Sobre esse cenário, avalie as afirmativas a seguir:



I. Todo conflito no ambiente de trabalho deve ser imediatamente eliminado, pois sempre causa prejuízos à produtividade e ao relacionamento interpessoal.


II. Esse conflito pode ser considerado funcional, pois apresenta perspectivas diferentes que, se bem gerenciadas, podem levar a uma solução mais equilibrada e inovadora.


III. Para evitar que o conflito se torne disfuncional, o gestor deve incentivar o diálogo aberto e respeitoso, garantindo que ambas as partes exponham seus argumentos à luz dos interesses e melhores resultados para a organização.



É CORRETO o que se afirma em:

Os objetivos e parâmetros dos processos de gestão de pessoas classificam-se em  

A qualidade de vida no trabalho é diretriz estruturante e preocupa-se em diagnosticar as causas dos problemas para que as organizações possam cuidar do bem-estar dos trabalhadores ao mesmo tempo que se preocupa com a eficiência e eficácia de seus processos produtivos. Dentre os modelos que oferecem um referencial para avaliação, aquele que trabalha com oito critéros que afetam de maneira mais significativa o trabalhador na situação de trabalho, sendo um desses critérios o da integração social na empresa, é conhecido como modelo de  

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