Questões de Gerência de Projetos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Gerência de Projetos

Sobre o Microsoft Project ou MS Project, um software de gestão de projetos que permite o planejamento e o acompanhamento da execução de um empreendimento até a sua conclusão, analise as afirmativas a seguir.
I. Diagrama de Rede é uma maneira gráfica de exibir tarefas, dependências e o caminho crítico do seu projeto.
II. Caso existam tarefas que dependam da conclusão de um projeto inteiro, é possível configurar um projeto mestre e trabalhar com subprojetos.
III. Se definido um vínculo do tipo início-a-início, as duas tarefas devem ser iniciadas ao mesmo tempo.
IV. Indicadores podem mostrar que o recurso está superalocado e precisa de nivelamento.
Está correto o que se afirma em

Quando a gestão de projetos de uma organização é feita com base na metodologia CPM (Critical Path Method), isso significa que o denominado caminho crítico é formado por

#Questão 925258 - Gerência de Projetos, Maturidade e Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Suporte de TI

Um Project Management Office (PMO) ou escritório de projetos é uma estrutura empresarial que propicia a padronização dos procedimentos relativos à gestão de projetos e à governança. Ele pode ser operacional, departamental ou corporativo; contudo, sua missão é fornecer ferramentas, métodos e orientações para os gestores conduzirem as suas atividades profissionais. Sendo assim, engloba cada projeto da empresa relacionado às estratégias. (Disponível em: https://www.projectbuilder.com.br/blog/projectmanagement-office-tudo-o-que-voce-precisa-saber/. Adaptado.)
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A implantação de um PMO envolve a estrutura de poder da organização e demonstra as ineficiências das áreas e, normalmente, só terá continuidade com o apoio da área estratégica. A melhor forma para implantá-lo é evoluir de forma gradual a capacidade da organização de gerenciar projetos demonstrando o valor das mudanças implantadas em cada fase.
II. Nas organizações, há vários tipos de PMO. Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influencia nos projetos da organização, como PMO de análise; PMO de controle; e, PMOs diretivos. 
III. Um PMO pode ter a autoridade para atuar como uma parte interessada integral e um importante decisor ao longo do ciclo de vida de cada projeto, para mantê-lo alinhado aos objetivos do negócio. Pode gerenciar recursos compartilhados em todos os projetos administrados por ele; monitorar a conformidade com os padrões; políticas; procedimentos; e, modelos de gerenciamento de projetos por meio de auditorias e até encerrar projetos.
Está correto o que se afirma apenas em

“Na gestão de projetos, o processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos compreende cinco principais etapas que devem estar interligadas: planejamento; organização; execução; controle; e, encerramento.” Baseado no texto anterior, assinale a afirmativa que apresenta uma ação compatível com a etapa apontada.

Quanto aos escritórios de projetos e aos processos e grupos de processos tratados pelos guia PMBOK, 5.a edição, julgue o item.

O grupo de processos de encerramento contém os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e o desempenho do projeto. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis