Questões sobre Maturidade e Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Maturidade e Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP)

Julgue o item seguinte, referentes à gestão por processos.  


A gestão por processos fundamenta-se na melhoria contínua de processos críticos, com foco constante nas necessidades dos clientes, a fim se alcançar o desempenho desejado e a maturidade organizacional. 

#Questão 922404 - Gerência de Projetos, Maturidade e Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANC - Analista em Computação - Ênfase em Gerenciamento de Projetos na Área Operacional

Em relação ao Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), analise as assertivas abaixo:

I. Estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas.
II. A responsabilidade de um EGP pode variar desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um ou mais projetos.
III. Pode ter responsabilidade pelos projetos de toda a organização ou ser específico para algum conjunto de projetos.
IV. Faz ligação entre os portfólios, programas e projetos com o sistema de medição da organização.

Quais estão corretas? 

Quanto aos escritórios de projetos e aos processos e grupos de processos tratados pelos guia PMBOK, 5.a edição, julgue o item.

O escritório de gerenciamento de projetos gerencia as metodologias, os padrões, os riscos e as oportunidades globais e as métricas e interdependências entre os projetos, no nível da empresa. 

Quanto aos escritórios de projetos e aos processos e grupos de processos tratados pelos guia PMBOK, 5.a edição, julgue o item.

O nível de controle exercido pelo escritório diretivo de gerenciamento de projetos é baixíssimo.

#Questão 925258 - Gerência de Projetos, Maturidade e Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Suporte de TI

Um Project Management Office (PMO) ou escritório de projetos é uma estrutura empresarial que propicia a padronização dos procedimentos relativos à gestão de projetos e à governança. Ele pode ser operacional, departamental ou corporativo; contudo, sua missão é fornecer ferramentas, métodos e orientações para os gestores conduzirem as suas atividades profissionais. Sendo assim, engloba cada projeto da empresa relacionado às estratégias. (Disponível em: https://www.projectbuilder.com.br/blog/projectmanagement-office-tudo-o-que-voce-precisa-saber/. Adaptado.)
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A implantação de um PMO envolve a estrutura de poder da organização e demonstra as ineficiências das áreas e, normalmente, só terá continuidade com o apoio da área estratégica. A melhor forma para implantá-lo é evoluir de forma gradual a capacidade da organização de gerenciar projetos demonstrando o valor das mudanças implantadas em cada fase.
II. Nas organizações, há vários tipos de PMO. Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influencia nos projetos da organização, como PMO de análise; PMO de controle; e, PMOs diretivos. 
III. Um PMO pode ter a autoridade para atuar como uma parte interessada integral e um importante decisor ao longo do ciclo de vida de cada projeto, para mantê-lo alinhado aos objetivos do negócio. Pode gerenciar recursos compartilhados em todos os projetos administrados por ele; monitorar a conformidade com os padrões; políticas; procedimentos; e, modelos de gerenciamento de projetos por meio de auditorias e até encerrar projetos.
Está correto o que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis