Questões de Administração Geral do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral do ano 2023

Segundo Rua (2004), os indicadores de gestão são classificados em estratégicos; de processos; e, de projetos. Considerando tal classificação, apresenta corretamente indicadores de processos:

Imagem associada para resolução da questão
Na vigência do Regime Democrático, uma experiência do esforço para implantar uma visão de longo prazo no setor público brasileiro foi o “Projeto Brasil 3 Tempos: 2007, 2015 e 2022”, iniciado em 2004, gerido pelo extinto Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República e operacionalizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). As datas do título do projeto faziam referência aos marcos escalonados de objetivos: o ano de 2007 foi definido por ser o início do próximo governo; a data intermediária (2015) por corresponder ao prazo de implantação das Metas do Milênio estabelecidas pela ONU; e, o ano 2022 foi definido por marcar a comemoração do bicentenário da Independência.
(Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/projetos-especias-anteriores/brasil-3-tempos-1.)
As informações apontam que o projeto se trata de “uma experiência do esforço para implantar uma visão de longo prazo no setor público brasileiro”. Nesse sentido, é correto afirmar que está relacionado a: 

O modelo básico do Balanced Scorecard (BSC) tem por pressuposto uma entidade com fins lucrativos; entretanto para entidades sem fins lucrativos que abrangem o setor público e suas especificidades, Kaplan e Norton (2000)sugerem um modelo de BSC para tais organizações:
Imagem associada para resolução da questão

(Modelo de BSC para organizações públicas e sem fins lucrativos. Kaplan e Norton, 2000. Adaptado.)
Considerando a imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O setor público é direcionado às necessidades da sociedade e à melhoria do bem-estar público e os cidadãos em geral são os verdadeiros clientes das organizações públicas.
II. As perspectivas orçamentário-financeiras e dos clientes/usuários devem ter igual importância e ambas devem estar subordinadas à missão.
III. Os gestores públicos devem se concentrar principalmente na perspectiva orçamentário-financeira como critério para tomada de decisões.
IV. A missão deve representar a função de topo no sistema, estando no mais alto nível do BSC, para que os objetivos de longo prazo sejam compreendidos com nitidez, com a perspectiva do cliente/usuário ocupando a posição de liderança e estruturação da organização.
Está correto o que se afirma apenas em

A utilização do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de planejamento estratégico prioriza o equilíbrio organizacional a partir das perspectivas

As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos às forças do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, dentre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa. Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana. O profissional na área de gestão e recursos humanos precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. A liderança está longe de ser o único fator a influenciar o desempenho de grupos de trabalho, mas que, dependendo do tipo de líder, podem resultar equipes motivadas, comprometidas, vencedoras, ou equipes que apenas cumprem suas obrigações, obtendo determinado resultado, mas que não atuam com satisfação. Segundo Kelley (1999, P. 177), a liderança está centrada na capacidade do líder de ser eficaz.
(Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias _publicadas/k216170.pdf. Adaptado.)
Considerando tais informações, bem como as características de um líder eficaz, assinale a que está em DESACORDO.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis