Questões de Administração Geral do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral do ano 2023

O estudo de Mintzberg (1973) estruturou os dez papéis administrativos em três categorias básicas: decisorial, interpessoal e informacional. Considerando o referido estudo, assinale a alternativa que associa corretamente dois papéis do administrador à categoria decisorial. 

Ao ser abordado por sua chefia imediata, um servidor público, que ocupa o cargo de assistente em administração, é questionado sobre suas motivações para uma possível ascensão no setor. Ele afirma que é motivado apenas pela remuneração e estabilidade proporcionadas pelo emprego público. Tomando como base as teorias X e Y propostas por McGregor, em qual delas se enquadra a postura do servidor em questão?

A gestão de qualidade está baseada em um conjunto de princípios relacionados a critérios e requisitos para se alcançar a excelência. A norma ISO 9001 estabelece as condições para melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como, por exemplo, as normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança. Um dos princípios preconiza que os líderes da organização devem transmitir a cultura organizacional e criar e manter um ambiente favorável para que todos os colaboradores desempenhem suas atividades da melhor maneira possível e se sintam motivados e comprometidos a alcançar os objetivos propostos. Esse princípio refere-se 

A qualidade corresponde ao grau em que um determinado produto obedece a projetos ou especificações. Em consequência, a gestão de qualidade dirige e controla os processos existentes na organização, quer sejam financeiros, contábeis ou de pessoal, tendo por objetivo o aperfeiçoamento dos produtos e serviços para atender o anseio dos clientes de acordo com suas expectativas.


A gestão de qualidade vale-se de ferramentas que possibilitam ao gestor monitorar e intervir nos processos de trabalho. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a denominação da representação gráfica da sequência das atividades interligadas de um processo, por meio de símbolos padronizados, que dá uma visão do todo.  

   Cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamento típica de determinada organização. Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com sua própria cultura e com um sistema de valores.


Idalberto Chiavenato. Recursos Humanos: o capital humano nas

organizações. 9.a ed. Rio de Janeiro: 2009 (com adaptações).


A partir do texto acima, assinale a alternativa correta. 


Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis