Questões de Administração Geral do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral do ano 2023

Embora seja alvo de muitas críticas ao longo da evolução das teorias organizacionais, a departamentalização continua sendo um modelo de organização predominante em muitos setores. Há, no entanto, diferentes maneiras de definir a departamentalização e buscar adequá-la ao ambiente em que a organização atua. Considerando os tipos de departamentalização, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A departamentalização por produtos ou serviços é considerada adequada para promover a cooperação entre departamentos e, assim, facilitar a inovação em ambientes onde a tecnologia muda rapidamente.


( ) A departamentalização funcional promove a cooperação entre especialistas com competências comuns, o que por sua vez pode dificultar a cooperação interdepartamental e a flexibilidade para responder às mudanças tecnológicas quanto estas são muito frequentes.


( ) A departamentalização por processos facilita a adaptação à realidade local, incluindo delimitações geográficas, sendo recomendada para níveis estratégicos por sua flexibilidade às mudanças.


As afirmativas são, respectivamente, 

O Balance Scorecard (BSC) transforma a estratégia organizacional em um abrangente conjunto de indicadores que perfazem um sistema para a gestão estratégica. Para tanto, ele considera quatro perspectivas: financeira, dos processos, dos clientes e da aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente difundida, a implementação do BSC nem sempre se dá como esperado.


Entre as situações que estão na raiz de algumas dificuldades na implementação do BSC em algumas organizações, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Equilíbrio entre as medidas estratégicas internas e externas permitindo o alinhamento da organização à estratégia.


( ) Falta de envolvimento da alta administração na implementação do BSC dificultando a mobilização para as mudanças necessárias.


( ) Concentração da implementação do BSC em poucas pessoas sem torná-lo um processo contínuo e de toda organização.


As afirmativas são, respectivamente,

O processo administrativo é dinâmico e sua complexidade decorre da realidade organizacional e da exigência de inter-relações entre as principais funções administrativas.

Tendo esta perspectiva, relacione as funções administrativas que formam o processo administrativo às atividades descritas.


1. Planejamento

2. Organização

3. Direção

4. Controle


( ) Estabelecer a divisão do trabalho, alocar recursos, definir responsabilidades.

( ) Motivar, liderar, comunicar e coordenar esforços.

( ) Definir padrões, monitorar e avaliar desempenho.

( ) Definir missão, objetivos e programar atividades.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada. 

O processo de organizar uma instituição consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalho chamados departamentos. A escolha das tarefas que serão atribuídas aos departamentos se baseia nos critérios de departamentalização. O modelo de departamentalização em que existe a concentração de pessoas com a mesma competência técnica em unidades especializadas de trabalho, sendo que tal concentração favorece o aprimoramento contínuo e a acumulação de conhecimentos denomina-se:

Considerando a dificuldade de obter frentes de trabalho, como remédio é proposto que as organizações sigam uma sequência metodológica, de modo a melhorar a chance de sucesso para o “salto de gestão sustentável”. Sobre as ações que as empresas precisam realizar para obter bons resultados, analise as afirmativas a seguir.
I. Estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade, buscando automatizar as ações, mediante um sistema ou um programa de computador, em especial aquilo que tange a indicadores de desempenho. II. Desenvolver competências necessárias para dar suporte conceitual e operacional às três áreas: qualidade; meio ambiente; e, responsabilidade social. III. Ampliar o Sistema de Gestão da Qualidade inicialmente estabelecido com a inserção das atividades pertinentes aos novos objetivos, após razoável consolidação desse sistema (gestão estratégica; normas escritas; indicadores; auditoria; análise crítica etc.) IV. Integrar todas as ações em um único sistema de gestão ampliado (qualidade; meio ambiente; e, responsabilidade social), ancorado no Sistema de Gestão da Qualidade inicialmente estabelecido.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis