Questões de Administração Geral do ano 2023

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Listagem de Questões de Administração Geral do ano 2023

O Balanced Score Card (BSC) é um importante instrumento de gerenciamento que permite a medição e a gestão do desempenho. Com relação às perspectivas do BSC, analise as afirmativas as seguir.
I. Perspectiva Financeira: representa metas a curto prazo, a fim de gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócio. II. Perspectiva Clientes: representa metas para operações, logística, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços da sociedade empresária. III. Perspectiva Processos Internos: desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional; os processos internos são prioritários para criar um clima que dê suporte à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.
Está correto apenas o que se afirma em

A avaliação de um projeto leva em conta indicadores de desempenho que podem ser agrupados em cinco níveis de avaliação de sucesso de um projeto, quais sejam: processo, projeto, produto ou serviço, negócio e estratégico. Relacione cada nível de sucesso de um projeto à descrição do escopo da sua avaliação.


1. Nível de processo

2. Nível de projeto

3. Nível de produto ou serviços

4. Nível de negócio

5. Nível estratégico


( ) Avalia a conformidade com as especificações e a satisfação do cliente.

( ) Analisa o uso adequado das ferramentas de gestão de projetos.

( ) Avalia o retorno sobre o investimento realizado no projeto.

( ) Realiza a análise das vantagens competitivas decorrentes do projeto.

( ) Avalia o atendimento do escopo, tempo e custo previstos.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada. 

Considerando as técnicas e os métodos de avaliação e gestão de desempenho, a avaliação 360 graus surgiu com o objetivo de levar em conta a avaliação de todos aqueles que têm alguma forma de interação com o avaliado.


Sobre a avaliação 360 graus, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Reunindo todas as avaliações consideradas, permite elaborar um plano de desenvolvimento individual, baseado nas diferentes perspectivas da avaliação.


( ) Deve envolver todos os colaboradores internos que interagem com o avaliado, independentemente do nível hierárquico, e evitar que pessoas externas à organização interfiram na avaliação do colaborador.


( ) Traz um conjunto de informações diversificadas que podem enriquecer a avaliação, mas que também são de complexa sistematização, além de ser dependente de um adequado treinamento dos avaliadores e suscetível a eventuais conluios na avaliação.


As afirmativas são, respectivamente,

Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.


Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.


( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.


( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.


As afirmativas são, respectivamente,

A evolução dos programas de gestão da qualidade beneficiou-se do surgimento e da adoção de múltiplas técnicas ou ferramentais. Associe as técnicas ou ferramentas de qualidade citadas aos objetivos descritos de cada uma delas.


1. Diagrama de causa e efeito

2. Fluxograma

3. Gráfico de Pareto

4. Diagrama de correlação

5. Gráfico de controle


( ) Analisar a variabilidade de um processo considerando padrões mínimos e máximos esperados.


( ) Mapear processos, identificando eventuais gargalos e o redesenho destes processos.


( ) Identifica e hierarquiza as causas de determinados problemas que afetam a qualidade de um processo permitindo definir ações para sua minimização ou eliminação.


( ) Permite priorizar quais os fatores que causam os maiores impactos na gestão da qualidade ao identificar os fatores críticos deste processo.


( ) Analisar como dois fatores estão relacionados na determinação de um problema.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

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