Questões Concurso Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / UFSP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / UFSP)

Arilda Schmidt Godoy, pesquisadora da Didática no ensino superior, estudou a percepção e opinião de alunos do ensino superior sobre o processo de avaliação. Dentre diversos outros aspectos destacados na conclusão do estudo, a autora analisa a informação dos alunos pesquisados de que há pouca discussão, comentários sobre os resultados da avaliação. A esse respeito, considerando contribuições da literatura especializada, sobre o feedback, desde os anos 80, pode-se afirmar que

A avaliação é uma dimensão do trabalho educativo intencional, guiado por objetivos. Nos sistemas educacionais, o planejamento comporta diversos níveis interligados, articulando as políticas nacionais e regionais/locais, com as decisões educacionais que configuram o projeto de cada unidade escolar e com as decisões referentes às atividades didático- -pedagógicas que cada docente desenvolve com suas turmas de alunos. Levando em conta pesquisas que revelaram que cada indivíduo constrói conhecimento e que o ensinar se coloca como uma possibilidade de interferir nessa construção, intencional e positivamente, cabe afirmar que a avaliação da aprendizagem

Olga Teixeira Damis, in VEIGA, 1998 (Didática: o ensino e suas relações), apresenta reflexão a respeito do planejamento educacional, na qual analisa diferentes enfoques no tratamento dessa questão, relacionando-os a diferentes visões da relação escola/sociedade, tendo predominado, cada uma delas, em um dos contextos socioeconômicos e políticos da sociedade brasileira no transcurso do século XX. Assim como outros estudiosos, Damis assinala que o planejamento educacional foi visto como garantidor de racionalidade e de produtividade ao ensino, depois foi negado por entender-se que a escola só reproduziria o social desigual e injusto. Das décadas finais do século XX para cá, temos a compreensão do processo de planejamento como explicitação de um projeto político-pedagógico fundamentado em uma concepção que situa a educação escolar como mediação no interior da prática social global”. Diante dessas ponderações, é correto afirmar que esse planejamento

Ivete, Técnica de Assuntos Educacionais numa universidade pública, a pedido da Pró-Reitoria acadêmica, colocou em discussão com seus professores a possibilidade de participação dos estudantes de ensino superior na avaliação de sua própria aprendizagem. Após algumas sessões de leitura, estudo e debates de textos de especialistas sobre essa questão, o grupo decidiu favoravelmente a essa participação, levando em conta que

A partir da reflexão sobre sua prática educacional no magistério universitário e de questões relativas ao processo educacional nesse nível de ensino, Cipriano Carlos Luckesi, in Candau 1996 (“A didática em questão”), define “o educador como um sujeito que, conjuntamente, com outros sujeitos, constrói em seu agir, um projeto histórico de desenvolvimento do povo, que se traduz e se executa em um projeto pedagógico”. Prosseguindo sua análise, ele explica que formar o educador “seria criar condições para que o sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e afetivamente para o tipo de ação que vai exercer”. Considerando-se a concepção progressista de educação e levando-se em conta as ideias do autor, o educador, em sua ação e formação, necessita, especialmente, de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis