Questões Concurso UFSC

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Listagem de Questões Concurso UFSC

Sobre a forma de tratamento empregada na comunicação, oral ou escrita, com agentes públicos da administração pública federal direta e indireta, e sobre a forma de endereçamento de comunicações escritas a eles dirigidas, segundo o que dispõe o Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Havendo erro na forma de tratamento empregada nas comunicações, deve-se negar a realização de ato administrativo e devolver o documento para as devidas correções.
II. Quando necessário, o pronome de tratamento é flexionado para o feminino e para o plural.
III. No caso de a correspondência ser dirigida à pessoa de agente público específico, poderá constar o pronome de tratamento e o nome do destinatário.
IV. O pronome de tratamento “vossa excelência” deve ser utilizado para ministros de Estado.
V. O pronome de tratamento utilizado para o Presidente da República é Senhor.

Assinale a alternativa correta quanto ao disposto na Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021, que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública.

Há três meses os servidores J., T., R. e M. passaram a integrar um novo setor criado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma universidade federal. Eles não se conheciam e atuavam em outros setores até então. L., que é a coordenadora desse novo setor, ao fazer um primeiro diagnóstico sobre a atuação dos membros dessa unidade, chegou às seguintes conclusões:
Conclusão I – o principal objetivo dos integrantes do setor é compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na área de responsabilidade;
Conclusão II – os integrantes não chegam a se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, sendo que o desempenho do setor é resultante do somatório das contribuições individuais de seus membros; e
Conclusão III – as habilidades de cada membro do setor são complementares entre si.
Considerando o tema “trabalho em equipe” e o texto anterior, assinale a alternativa que indica qual(is) da(s) conclusão(ões) de L. corresponde(m) à(s) característica(s) com potencial para que os membros do novo setor deixem de atuar como grupo para atuar como uma equipe de trabalho:

A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. Nesse parágrafo, é possível visualizar o seguinte princípio orçamentário:

As servidoras M., X., Z. e L. trabalham no mesmo setor de uma universidade federal. Além de serem colegas de trabalho, tornaram-se grandes amigas, pois se identificam muito umas com as outras. É comum que se encontrem para confraternizar, inclusive fora do ambiente da universidade. Outros colegas de trabalho já identificaram esse entrosamento e conseguem inclusive identificar a “líder” do grupo: X. Essa identificação se dá pelo fato de que as demais parecem sempre seguir aquilo que ela fala em situações que exigem algum posicionamento. Interessante é que formalmente M. ocupa uma posição hierárquica superior à de X., e, mesmo assim, é a palavra desta que acaba prevalecendo. Algo também observado é que, por vezes, o fato de essas servidoras serem amigas contribui de forma positiva para o setor, pois uma costuma ajudar a outra, o que gera certa motivação extra pelo fato de trabalharem juntas. De outro lado, há casos em que esse entrosamento pode ser prejudicial ao setor, como foi o caso em que X. insistiu num posicionamento claramente equivocado e foi seguida pelas demais apenas por serem amigas.
Considerando o tema “organização informal” e o texto acima, assinale a alternativa correta.

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