Listagem de Questões Concurso TST
São semanticamente equivalentes os segmentos apresentados em:
(linhas 8 e 9) acabou entronizada no cabeçalho do The New York Times / chegou a ser tratada com sarcasmo na primeira página do The New York Times.
(linha 12) nos libertamos do cubismo / nos tornamos independentes da influência estrangeira.
(linha 23) não conquistaram uma infraestrutura promocional / não se beneficiaram dos sistemas públicos de incentivo a eventos e sua difusão.
(linha 24) colunas mundanas / seções jornalísticas dedicadas à vida em sociedade, em seus aspectos superficiais.
(linha 25) esdrúxulo jornalismo-de-favor / ultrapassada imprensa cuja prática não revela profissionalismo.
Sobre o que se tem no verbete, afirma-se com correção:
(linha 2) é aceitável entender-se “indesejáveis” como forma de eufemismo.
(linhas 3 e 4) em proibidos de ser mencionados ou focalizados favoravelmente, a palavra destacada tem valor explicativo, introduzindo uma outra maneira de dizer o dito anteriormente.
(linha 6) Enquanto estabelece conexão entre fatos que ocorrem em concomitância.
(linha 6) o século referido pode ser precisamente determinado a partir da data que se lê nas indicações bibliográficas que acompanham o texto.
(linhas 7, 11 e 12) a correlação estabelecida por já e só agora necessita, para adquirir sentido, da ideia expressa em e mesmo assim com grande esforço.
No último parágrafo do texto,
está implícita a ideia de que se considera avanço para a civilidade a palavra “tirano” dar lugar à palavra “autocrata”.
a expressão “golpe de Estado” está empregada para significar o que está assim formulado no dicionário, sob o número 2: ato pelo qual um governo tenta manter-se no poder, pela força, além do tempo previsto.
a comparação estabelecida entre o que ocorria Até alguns anos atrás e Hoje objetiva demonstrar que tiranos têm sempre o que temer.
considerar o temor da Justiça como “parte” do processo civilizatório implica considerá-lo secundário na busca pela civilidade.
o emprego de já indica avaliação de teor relativo, expressando que se deseja mais do que se conseguiu alcançar.
Considerados especialmente os dois parágrafos finais, em seu contexto, é correto afirmar:
a hipótese expressa em Há certa dose de hipocrisia nesse tema é resultado direto do que se expôs sobre os julgamentos nos quatro parágrafos anteriores.
a frase iniciada por Mas apresenta argumento cuja fundamentação é apresentada no parágrafo final.
a caracterização de Ditadores mantém o sentido e a correção originais se for expressa assim: “que se alinhem com as potências militares”.
nova redação para é preciso reconhecer mantém a correção e o sentido originais assim: “é preciso que se reconheçam”.
nova redação para Até alguns anos atrás mantém a correção e o sentido originais assim: “A alguns anos”.
Considerado o parágrafo 8, compreende-se corretamente que o autor, ao mencionar
(linha 36) o argumento duvidoso, restringe a avaliação positiva que se poderia fazer acerca da intervenção da comunidade internacional em nações tiranizadas.
(linhas 36 e 37) ataques contra a população, deixa consignada sua discordância quanto à parte da comunidade internacional que não se mobilizou contra Gaddafi ou Assad.
(linha 37) violar a soberania, expressa total recusa da ação executada pela comunidade internacional em territórios autônomos, ainda que tiranizados.
(linha 39) militarmente, manifesta desacordo quanto a essa forma de intervenção realizada por instituições multilaterais.
(linhas 39 e 40) o emprego de derrubar, no que se refere a Gaddafi, e “pressionar”, no que se refere a Assad, descreve as distintas ações adotadas, em função dos distintos perfis dos chefes de Estado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}