Listagem de Questões Concurso TST
Assinale a alternativa que contém comentário INCORRETO sobre o emprego de uma unidade linguística no texto.
(verso 20) O adjetivo azul é, no contexto, índice da sensação resultante do ato de entrar no mar gelado.
(versos 19 e 21) A análise baseada no contexto permite que se considerem mar gelado e útero como expressões de sentidos contrários.
(verso 14) A menção ao espaço em que se vêem filmes é forma indireta de criticá-los: com base no senso comum, deduz se que se trata de obras mais fáceis.
(verso 24) Em face do que é desejado, o segmento se possível expressa uma condição que gera surpresa.
(versos 26 e 27) O verbo “abrir”, embora seja polissêmico, é usado na letra da canção em uma única acepção.
Na primeira estrofe, Caetano Veloso
enaltece a astúcia de quem, sem se abalar com eventuais opiniões desfavoráveis, age em conformidade com sua própria consciência.
retrata a vida tumultuada de quem, inserido no contexto acelerado da pós-modernidade, se esforça para otimizar seu tempo útil.
denuncia a falta de solidariedade que caracteriza a vida das grandes cidades: em meio à busca por informação e ao trânsito caótico, não se dá importância às diferentes emoções do sujeito.
sinaliza em tom reprobatório, a alienação das pessoas em relação a diferentes aspectos da vida: intelectual, civil, pessoal.
critica a indefinição e a apatia generalizada das pessoas diante das oportunidades oferecidas pelo mundo aos que realmente se empenham em melhorar.
Está alinhada com ideias desenvolvidas no texto a seguinte consideração:
O sujeito que enuncia é autônomo para negociar ou não o seu papel de centro produtor de sentidos. O discurso é individual.
Para uma relação dialógica manifestar-se nos textos, é necessário usar os recursos que demarcam a presença da voz do outro: aspas, travessões, verbos dicendi, formatação diferenciada para citações etc.
A heterogeneidade é característica inerente ao discurso do homem concreto e histórico.
Há discursos homogêneos (dos quais está afastada a voz do outro) e discursos heterogêneos (em que as vozes se entrecruzam para produzir a significação).
Mais do que a conceitos teóricos e a técnicas, a boa análise textual está relacionada ao empenho e à intuição daqueles que a ela se dedicam.
Assinale a alternativa em que a nova redação para o fragmento está clara e correta.
Colocava sob minha análise um texto que já nascera das vozes do folclore, e propunha-me entender as relações deste texto com suas variantes intertextuais. / Submetia a meu escrutínio um texto que, como se não bastasse haver nascido das vozes da cultura popular, eu desejava interpretar tendo em vista as relações que mantém com suas variantes intertextuais.
Escolhi Chapeuzinho Vermelho [...], que, por alguma razão, foi retomado tantas vezes, a serviço de outras enunciações. / Elegi Chapeuzinho Vermelho, o qual foi recaptulado imensas vezes, a serviço de diferentes formações ideológicodiscursivas − nem imagino por quê.
A obra não poderia mais ser vista como um monólogo de um sujeito independente, que pressupõe, além de seus limites, apenas um leitor receptivo, privilegiado por uma intuição especial. / O trabalho estaria impedido de ser enxergado como fala de uma pessoa com ela mesma, o que implica, além de seus limites, num só leitor para a recepção, sendo que ele seja dotado de sensibilidade diferenciada.
Entendi que o que acontecia não era apenas a perda de um centro único. Era o diálogo que perpassa todo discurso. / Atinei que não só estava se dando a perca de um centro restrito, mas também do diálogo que atravessa todo discurso.
Teria de entender que há sempre a palavra de um outro, junto daquela que eu julgo ser de um. / Haveria de compreender que permanece a palavra de outro, pegada naquela que eu penso ser do primeiro.
Nos dois últimos parágrafos,
o conceito de intertextualidade é delimitado com precisão, por meio da apresentação exaustiva, nos dois fragmentos, dos atributos e propriedades desse fenômeno discursivo.
as estruturas sintáticas iniciadas por Teria de, nas quais o sujeito não aparece realizado, geram ambiguidade intransponível: não há como distinguir se se trata de primeira ou de terceira pessoa.
tem-se um eu minimizado e passivo diante do outro, este que é o verdadeiro agente no processo nomeado como intertextualidade.
a primeira pessoa é usada com referência àquele que diz, mas, no contexto, também pode ser lida como referência às pessoas de um modo geral, de forma análoga à que se verifica em: “A lei é precisa: se eu invadir a faixa de travessia, eu levo multa”.
são empregados, para criar efeito de sentido de objetividade, tempos e modos verbais que remetem a eventos concluídos, o que significa que se tem acesso aos resultados e não aos processos.
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