Listagem de Questões Concurso TST
O segundo parágrafo abona o seguinte comentário:
Há um equívoco na pontuação: no início do parágrafo, para dar conta do sentido apropriado à descrição do procedimento, deveria haver, necessa riamente, uma vírgula depois da palavra pessoas.
O segmento Ao analisarem, de valor temporal, poderia ser substituído por “Assim que analisaram”, sem prejuízo para o sentido e a correção do período.
O fragmento [d]a doença neurodegenerativa retoma, ao mesmo tempo em que caracteriza, uma palavra mencionada no parágrafo anterior.
A palavra características, que se refere a uma variante e a placas amiloides, deve ser compreendida como uma versão sintética da expressão “estruturas características”.
É facultativa a ocorrência do sinal indicativo de crase em relacionada a maior quantidade, isto é, tal ocorrência não implica incorreção gramatical, nem alteração do sentido original.
Considerado o terceiro parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
O travessão introduz certa relativização do que se afirmou anteriormente, estando, assim, em confluência com o sentido que sugeriu empresta ao relato.
A reprodução do que teria dito David Bennet amplia o foco da questão que o texto desenvolve: o neurocientista se refere à demência, como fenômero geral, e não a Alzheimer.
A referência a decendentes de judeus do leste europeu enfatiza o caráter polêmico do resultado mencionado − baseado em preconceito étnico − e fundamenta a questão que se formula em seguida.
A pergunta retórica Qual estudo está “certo”? sintetiza a inquietação do autor − supostamente partilhada pelo leitor − diante das contradições mencionadas, mas é irrelevante para a articulação das diferentes partes do parágrafo.
Em sua fala, o neurocientista David Bennet, diante da ausência de dados conclusivos, descarta a possibilidade de se relacionar a CEPT à propensão para desenvolver demência.
A correta apreciação do primeiro parágrafo permite afirmar que o autor
equipara a intuição popular ao saber científico, concebendo o segundo como pouco avançado em relação à primeira.
confere credibilidade a uma observação corrente entre leigos, apesar de se manter isento quanto à validade de tal observação.
aponta os resultados de uma pesquisa mais recente como plena retificação de estudo anterior.
toma os achados de dois estudos como divergentes entre si, mas como convergentes no respaldo que conferem a uma noção disseminada na cultura popular.
recorre a dados quantitativos para concordar com o que foi postulado acerca dos “genes da longevidade”.
Formula-se com correção e coerência o sentido da preocupação de Gramsci na seguinte frase:
Uma das maiores angústias humanas está em terem que tomar decisões autoritárias e improcedentes.
Saber quem arcará com o ônus de uma escolha é a premissa para uma decisão importante.
A finalidade de toda decisão urgente é de estabelecer quem mais deve sofrer com ela.
Ninguém deve sofrer com o peso de uma decisão mau tomada, mormente nos casos mais graves.
Sabendo-se de antemão quem sofre ao tomar uma decisão, evita-se muitos males.
Segundo os preceitos da gramática normativa do português do Brasil, a única palavra dentre as citadas abaixo que NÃO deve ser pronunciada com o acento tônico recaindo em posição idêntica àquela em que recai na palavra avaro é:
mister.
filantropo.
gratuito.
maquinaria.
ibero.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}