Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma paciente de 86 anos de idade encontra-se no décimo quinto dia pós-operatório de laparotomia exploradora com lise de bridas por abdome agudo obstrutivo. Evoluiu com broncopneumonia aspirativa no pós-operatório imediato, necessitando de ventilação mecânica e cuidados de terapia intensiva. Há cinco dias, foi extubada e, no momento, já está sem drogas vasoativas, afebril, recebendo dieta enteral e com hemocultura negativa, mas swab positivo para cândida. O leucograma em queda está completando catorze dias de meropenem e vancomicina.

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 65 anos de idade, diabético e hipertenso, refere dor intensa em pé direito e sensação de formigamento, principalmente nos dedos, que se apresentam arroxeados (sic). Nega trauma e relata que, nos últimos meses, começou a ter dor intermitente na perna direita, principalmente no pé, à deambulação, sendo muitas vezes obrigado a parar a caminhada para aliviar a dor. Ao exame das extremidades inferiores, apresenta palidez e diminuição da perfusão em perna e principalmente em pé D, que apresenta cianose mais evidente em pododáctilos, principalmente hálux.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 47 anos de idade foi submetido à gastrectomia parcial com reconstrução à Billroth II e colocação de drenagem fechada junto ao coto duodenal. A cirurgia não apresentou intercorrências. Encontra-se no segundo dia pós-operatório com febre de 38,4 ºC, em regular estado geral, descorado +/4+, com abdome plano, flácido, pouco doloroso à palpação junto à incisão cirúrgica mediana, e com dreno apresentando débito de 40 mL e aspecto sero-hemático nas últimas 24 horas.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o provável foco da febre e a conduta a ser realizada.

Um paciente de 75 anos de idade, com antecedente de laparotomia há vinte anos devido a quadro de obstrução intestinal, evoluiu com hérnia incisional volumosa, com perda de domicílio, e procurou o consultório médico para uma solução, pois tem tido aumento progressivo. Relata ser diabético há dez anos, com controle adequado. Ao exame físico, apresentava-se em BEG, corado, hidratado, com índice de massa corpórea de 29 e com abdome mostrando volumosa hérnia de 30 cm de colo devido a uma cicatriz mediana supra e infraumbilical.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente de cinquenta anos de idade, com queixa de dor em hipocôndrio direito há três anos, apresentou alguns episódios de icterícia, colúria e acolia. Realizou um ultrassom de abdome, que mostrou cálculo de 3 cm na vesícula, e uma colecistectomia videolaparoscópica, que mostrou Mirizzi grau III.

Nessa situação hipotética, a melhor conduta intraoperatória para o paciente será

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis