Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Um paciente de dezenove anos de idade, vítima de ferimento por arma branca paraesternal E junto ao apêndice xifoide, foi admitido no pronto-socorro. Encontrava-se obnubilado, taquipneico e taquicárdico. Apresentava ainda, ao exame, distensão das veias do pescoço e sinais de má perfusão periférica. O MV estava presente bilateralmente e não havia dor abdominal nem outras lesões. Recebeu, durante o transporte, 700 mL de cristaloide, sem melhora hemodinâmica.

Nessa situação hipotética, a sequência mais adequada de atendimento para o paciente será

Um paciente de 28 anos de idade refere dor anal de forte intensidade há três dias, com piora há um dia. Refere medo de evacuar devido à dor. Foi impossível o toque retal, assim como a realização de USG endoanal, devido à intensidade da dor. Não tem sinais flogísticos à inspecção e tem discreta enduração, sem flutuação, à palpação junto ao ânus.

Considerando-se essa situação hipotética, o tipo mais provável de abscesso anorretal será o

Um paciente, vítima de atropelamento, encontra-se na unidade de terapia intensiva no quarto dia pós-operatório de fixação externa de fratura de bacia e passagem de medida de pressão intracraniana (PIC) por trauma cranioencefálico grave (TCE). Segue ainda sob ventilação mecânica (VM) e droga vasoativa (DVA) em baixa dose. Evoluiu com importante distensão abdominal, mesmo após a suspensão da dieta enteral. Diante do quadro, o intensivista decidiu medir a pressão intra-abdominal (PIA) do paciente.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente, vítima de espancamento, encontra-se consciente, mas com hálito etílico, gemente e agitado. Apresenta ferimento cortocontuso pequeno em região frontal, hematomas em parede anterior do tórax, com dor à palpação, pequeno enfisema de TCSC na parede lateral D do tórax, MV+ bilateralmente, FR de 26 ipm, saturação de hemoglobina por oxigênio de 93% em ar ambiente e FC de 98 bpm. Raio-X de tórax mostrou hemo ou pneumotórax ausente, mediastino superior medindo 6 cm transversalmente e fraturas de três costelas à D. FAST (ultrassonografia abdominal na sala de trauma) não disponível. Os demais exames clínicos estavam normais, exceto por algumas escoriações em extremidades, sem evidência de fraturas.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta de imediato será

Uma paciente de 28 anos de idade foi operada com hipótese diagnóstica de apendicite aguda complicada, com peritonite e sem comorbidades, tendo como antecedente apenas uma infecção de trato urinário tratada com quinolona há vinte dias. O achado cirúrgico mostrou grande quantidade de secreção purulenta na cavidade peritoneal e apêndice cecal com necrose e perfuração, estando parcialmente bloqueado por alças de intestino delgado.

Nesse caso hipotético, é correto afirmar que o achado operatório corresponda a uma peritonite

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis