Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma paciente de 21 anos de idade apresenta lesão cutânea em face, em asa de borboleta, febre e artrite em punhos e mãos. Exames revelaram anemia, plaquetopenia, urina tipo 1 com proteinúria, sem hematúria ou leucocitúria, fator antinúcleo (FAN) positivo 1/1.280, padrão pontilhado grosso, homogêneo e periférico (placa metafisária reagente) e consumo das frações C3 e C4 do complemento.

Com base nesse quadro clínico e laboratorial hipotético, é correto afirmar que

Uma paciente de 65 anos de idade, com índice de massa corporal (IMC) de 29, dor crônica e limitação progressiva da movimentação do joelho direito, acompanhada de rigidez matinal menor que dez minutos, realizou exame físico do joelho direito, que revelou crepitação à flexão e extensão e limitação da articulação.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 52 anos de idade, portador de gota, hipertensão arterial sistêmica e hipertrigliceridemia, chegou para consulta ambulatorial.

Para o controle adequado das comorbidades, otimizando a redução do ácido úrico e a profilaxia primária das doenças vasculares do paciente, a melhor combinação de fármacos nesse caso hipotético será

Uma paciente de 63 anos de idade, com diagnóstico de artrite reumatoide há muitos anos, já usou diversos fármacos, como anti-inflamatórios não hormonais e drogas sintéticas modificadoras do curso da doença, e atualmente usa metotrexato e corticoide. A doença progrediu e os fármacos utilizados não foram eficazes para o controle, sendo indicado um inibidor de TNF-alfa. Além das dores articulares e deformidades relacionadas à artrite reumatoide, não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma. Há cinco anos, teve tuberculose pulmonar, que tratou regularmente por seis meses, recebendo alta por cura. O teste tuberculínico (TT) realizado há uma semana foi não reator. A paciente foi encaminhada para avaliação antes de usar o inibidor do TNF-alfa.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Um paciente de trinta anos de idade foi internado na enfermaria devido à queixa de cefaleia holocraniana, febre, náuseas e vômitos há dois dias. Com relação aos antecedentes mórbidos, refere que, há um ano, sofreu traumatismo cranioencefálico, ocasião em que ficou internado por três dias. Recebendo alta, não retornou ao ambulatório como fora indicado. Ao exame de entrada, encontrava-se em regular estado geral, consciente, sonolento, corado, com temperatura axial de 39 ºC, pressão arterial de 110 x 70 mmHg, pulso de 92 bpm, rigidez de nuca presente ++/4+, sem sinais localizatórios e lesões de pele. O restante do exame físico estava normal. Foi submetido à punção lombar, que revelou os seguintes achados: 1.500 células/mm3; zero hemácias/mm3; 90% de neutrófilos; 5% de linfócitos; 5% de monócitos; proteínas 100 mg/dL; glicose 20 mg/dL; e glicemia capilar 150 mg/dL.

Nesse caso, a hipótese diagnóstica, o agente prevalente na situação clínica e a condição predisponente são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis