Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma paciente de 32 anos de idade relata apresentar dor e empachamento pós-prandial há três meses, com dificuldade para se alimentar. Há oito meses, esteve internada no pronto-socorro por quinze dias devido à pancreatite aguda biliar, tendo feito tomografia, que mostrou Balthazar B, sem outras alterações no pâncreas, e sido submetida à colecistectomia. Levou consigo uma ressonância magnética de abdome realizada há duas semanas, que mostrava uma lesão cística no corpo pancreático de 6 cm x 7 cm, sem septações ou outras alterações pancreáticas.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor maneira de conduzir o caso.

Um paciente de 47 anos de idade, etilista, procurou o ambulatório com queixa de dor abdominal de forte intensidade, irradiada para o dorso e acompanhada de vômitos, há um dia. Relatou não ter tido episódios prévios semelhantes e realizou exames que mostraram: AST de 87 U/L (nL até 40); ALT de 82 U/L (nL até 40); amilase de 1.245 U/L (nL até 110); fosfatase alcalina de 450 U/L (nL até 250); gama GT de 283 U/L (nL até 65); e bilirrubinas totais de 0,9 U/L (nL até 1).

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o passo seguinte após a melhora do surto.

Uma paciente de 34 anos de idade procurou o ambulatório com queixa de dor em hipocôndrio direito após ingerir alimentos gordurosos, frituras e ovos. Relatou alguns episódios de colúria e acolia, acompanhando as crises mais intensas. Ao exame físico, encontrava-se em bom estado geral, anictérica e com abdome plano, flácido e indolor à palpação. Levou consigo exames laboratoriais que mostravam bilirrubinas totais de 0,7 (normal até 1) e Gama GT de 756 U/L (normal até 115) e ultrassom que revelava múltiplos cálculos na vesícula biliar de diversos tamanhos, com vias biliares normais.

Nessa situação hipotética, a melhor programação para a paciente será

Um paciente de 45 anos de idade relata disfagia há cinco anos, que melhora com a ingestão de líquidos. Refere, ainda, piora progressiva neste período, além de emagrecimento de 3 kg. Realizou estudo contrastado do esôfago, que mostrou diâmetro de 6,5 cm. A manometria esofágica mostrou pressão de corpo de 17 mmHg.

Nesse caso hipotético, a conduta mais efetiva a ser tomada para a resolução do quadro será

Um paciente de 52 anos de idade, relatando pirose, há quatro meses, que piora com a ingesta de gorduras, frituras e leite, procurou atendimento ambulatorial pela primeira vez. O quadro se repetiu diariamente neste período. Relata, também, apresentar dor retroesternal e disfagia há quinze dias. Apresenta índice de massa corpórea de 38. Nega alterações de peso nesse período e episódios prévios semelhantes.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta para o paciente será

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis