Listagem de Questões Concurso IBGE
Miguel é graduado em Engenharia, mas tem interesse em se tornar professor de Matemática no Ensino Médio. Ele consultou o Art. 63 da LDB 9394, de 20/12/96, e constatou que, para lecionar na Educação Básica, deverá
realizar estágio de prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas, em escola de nível médio.
ingressar em um programa de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior.
participar de programa de pós-graduação em nível de mestrado para obter habilitação pedagógica.
obter diploma de curso superior na área de Pedagogia com registro profissional específico.
cursar a modalidade de ensino denominada Normal, oferecida em nível de Ensino Médio.
O Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967 – Estatuto da Reforma Administrativa, classificou a administração federal em direta e indireta. Os órgãos da administração indireta
não possuem personalidade jurídica própria, exercendo diretamente as competências a cargo da União.
são entidades com personalidade jurídica e patrimônio próprios.
são organizações da sociedade civil de interesse público.
são subprefeituras ou administrações distritais.
exercem funções clássicas de governo, regidas pelo direito público.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
A escola não contribuiu para que Chico deixasse de ficar, na vida adulta, à margem da sociedade. Tais circunstâncias são explicadas por Bourdieu (1930-2002) e Passeron (1930-), pelo fato de que o(a)
poder está diluído entre o Estado e a sociedade civil, de modo que, quando esse poder é mal exercido, as consequências repercutem em toda a sociedade, na forma de ampliação da pobreza e de explosão da violência.
sistema de ensino é uma instância reprodutora das estruturas sociais, e toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica, apresentada de maneira dissimulada, que impõe um arbítrio cultural de grupos e classes dominantes.
destino do personagem é o mesmo de muitos estudantes, em função da determinação histórica pela qual fazem opção, pois a educação representa uma oportunidade de construir a própria história de maneira emancipada.
escola representa apenas uma parcela na formação do sujeito, sendo a autodeterminação e o autodidatismo os fatores que concorrem para a constituição das pessoas e de índices positivos de desenvolvimento humano.
evasão escolar conduz a situações de exclusão social, sendo resultado de uma estrutura injusta, que empurra os mais jovens muito cedo para o mercado de trabalho, fazendo com que percam oportunidades de ascensão social.
Considerando o pensamento pós-moderno e suas repercussões na educação, qual é a análise que relaciona apropriadamente as imagens acima e as concepções pós-modernas?
O ser humano tem potencialidade para aprender a pensar, que pode ser desenvolvida porque não é inata nem provida de fora, o que resulta em aquisições que o levam a transformar criativamente a realidade, com o predomínio da linguagem e da interação social em relação à razão.
A rejeição às ideias mestras formuladas no âmbito do Iluminismo, como a crença de que haja uma teoria condutora da nossa ação pessoal e coletiva, produz a valorização de múltiplos relatos, bem como uma tendência ao pastiche, ao efêmero e à proliferação de signos, recomendando-se à educação uma superação de oposições binárias.
A busca de fundamento na racionalidade técnica e instrumental conduz à formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos, com centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica e de consumo.
A conjuntura social pode ser transformada por meio da ação coletiva, mesmo em um contexto marcado pela publicidade e pelo consumo exaustivo, visando à construção de novas relações sociais para a superação de desigualdades sociais e econômicas, em práticas curriculares que submetam os conteúdos a uma análise ideológica.
A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura de massas e às relações sociais, em uma atuação de parceria, para que as funções mentais superiores sejam socialmente mediadas a partir da cultura constituída.
Em educação ambiental, é fundamental desenvolver atividades que visem à valorização do manejo sustentável como busca de uma nova relação entre a sociedade e a natureza. Isso implica suscitar entre os estudantes debates em torno de temas que conduzam a ações, como o(a)
apoio a projetos de desenvolvimento em larga escala.
aumento da produção de alimentos para a humanidade por meio da expansão das fronteiras agrícolas.
conhecimento de técnicas básicas de agricultura orgânica e de uso ampliado de agrotóxicos.
ampliação da capacidade atual de descarga de lixo para acompanhar o incremento das atividades produtivas.
eficiência das indústrias, diminuindo o desperdício e reduzindo a produção de lixo tóxico ou não tóxico.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}