Listagem de Questões Concurso IBGE
Acerca da relação entre o Dadaísmo e a I Guerra Mundial (1914-1918), pode-se afirmar que aquele movimento artístico
I – evidenciou a desilusão dos europeus em relação à sua civilização diante dos horrores do conflito;
II – representou nas artes a visão dos combatentes referente à irracionalidade intrínseca daquela guerra;
III – tentou convencer o lado adversário da falta de lógica em seguir na luta mesmo sem esperança de vitória; I
V – demonstrou, como mesmo em momentos de transformação social, as sensibilidades artísticas permanecem semelhantes.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Considerando as transformações nas sociedades europeias, no século XIX, verifica-se que o texto
reforça a identificação entre classes pobres e classes perigosas, uma visão preconceituosa que foi defendida por teorias científicas e aceita pelas elites europeias durante todo o século XIX.
torna evidente a novidade da Londres do século XIX que era a determinação, promovida pelas autoridades administrativas de espaços para cada grupo social, prática, até então, inexistente nas áreas urbanas europeias.
demonstra, como Conan Doyle provou, que ricos e pobres tinham a mesma tendência a cometer crimes e atos violentos, e, por isso, ele estava à frente dos outros escritores de sua época.
apresenta um tipo de ocupação do espaço urbano que, no século XIX, se verificou em cidades europeias transformadas pela intensificação do processo de industrialização.
caracteriza o romance policial e sua dimensão ficcional de forma a percebê-la como irreal quanto aos problemas sociais da cidade de Londres.
Para Lucien Febvre, a parte mais apaixonante do ofício de historiador é fazer com que coisas silenciosas se tornem expressivas. Para que isso seja possível, de acordo com o texto citado, é preciso
exaurir completamente os documentos por meio do método crítico.
propor questões e submeter os documentos a diferentes métodos.
elaborar uma narrativa histórica fazendo prevalecer a imaginação.
ampliar a noção de documento, incluindo e relacionando materiais diversos.
empreender extensa busca documental.
A micro-história italiana não foi rigorosamente definida por meio de textos teóricos. É a pesquisa empírica que permite, caso a caso, identificar princípios de base, por meio dos quais os micro-historiadores podem se reconhecer. Considerando que tais princípios existem, a micro-história NÃO é caracterizada por
propor a redução da escala de análise, por meio da qual é possível recuperar diferentes pontos de vista, valorizando a experiência dos indivíduos e suas relações.
atribuir grande importância à forma da escrita da história, pois é por meio dela que o historiador pode reconstituir a atmosfera de um dado universo social e expor os procedimentos utilizados nessa reconstituição.
demandar que os historiadores evitem utilizar pressupostos externos ao mundo que estudam, de modo a recuperar o ponto de vista dos atores diretamente envolvidos com o problema investigado.
ter relação com a tradição de estudos os quais apresentam o trabalho do historiador como um reflexo objetivo da realidade, reconstituída por meio de suas estruturas sociais, atribuindo importância a classes e grupos politicamente organizados.
redimensionar o valor das biografias e seus respectivos usos para a escrita da história, valendo-se de novos enfoques para as relações entre indivíduos e sociedade e destacando a possibilidade de recuperar as trajetórias de sujeitos comuns.
Sobre o colapso de valores e instituições da civilização liberal mencionado no texto, analise as justificativas a seguir.
I – A I Guerra Mundial produziu um grande abalo nas crenças liberais, pois demonstrou que a intervenção direta do Estado, em setores da economia, poderia ser necessário e mais eficiente do que a vigência plena das leis de mercado.
II – Adolf Hitler acusou o sistema político liberal de promover o egoísmo entre os membros da sociedade civil, criticando a supremacia dos direitos individuais sobre o bem da nação, objetivo supremo das ações estatais, segundo o nazismo.
III – Os Estados fascistas realizaram inúmeros eventos, investindo fortemente na propaganda e na política de massas, procurando convencer a população, em larga medida, com sucesso, das contradições da democracia liberal.
IV – O crescimento econômico da URSS nos anos 1930, enquanto muitos países sofriam as consequências da Crise de 1929, contribuiu para o desgaste do modelo econômico liberal e influenciou ações estatais intervencionistas no Ocidente capitalista.
São corretas as justificativas
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}