Listagem de Questões Concurso IBGE
Considerando o texto acima e ao contexto histórico da Guerra Fria, analise as afirmativas abaixo.
I – A vitória de Nixon explicitava o sentimento anticomunista de grande parte da população norteamericana, capitalizado posteriormente pelo macartismo.
II – A Guerra Fria já se tornava cada vez mais evidente em 1946, por causa da Doutrina Truman e dos desentendimentos sobre a divisão da Alemanha.
III – A ameaça comunista ao american way of life era uma realidade na década de 1940, em função do crescimento do Partido Comunista norte-americano naquele período.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Boa parte do famoso manual Introdução aos estudos históricos (1a edição francesa de 1897), escrito por Langlois e Seignobos, é dedicada a explicar as regras que devem ser seguidas a fim de se estabelecerem os fatos históricos. Na perspectiva da Escola Metódica formalizada por eles, os fatos históricos
estão prontos, cabendo ao historiador extraí-los dos documentos e apresentá-los como realmente são.
estão prontos nos documentos e não é possível fazer com que mostrem ou digam mais do que aquilo que é dado a ler.
não estão prontos, eles são construídos de uma forma definitiva, são como pedras usadas para a construção do edifício da história.
não estão prontos, eles são construídos; porém essa construção não é definitiva, sendo possível e necessário efetuar contínuas revisões.
não estão prontos, eles são construídos; entretanto, essa construção não é feita pelos historiadores, mas pelo próprio curso da história.
A declaração de Lord Strangford, por ocasião da partida da família real portuguesa em direção ao Brasil, em finais de 1807, representou, na prática, o estabelecimento de um conjunto de ações, dentre as quais se identifica a(o)
restrição ao tráfico intercontinental de escravos, culminando com a proibição integral e efetiva do mesmo em 1830.
garantia de direitos de cidadania plena por meio da naturalização para os súditos ingleses que viessem a residir no Brasil.
criação de tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses, cláusula validada pelos Tratados de 1810.
apoio aos governos de D. João VI e de D. Pedro I quanto à manutenção da província Cisplatina no território do Império do Brasil.
cerceamento das relações diplomáticas entre os governos do Brasil e da França, nos quadros das decisões do Congresso de Viena.
Considerando a leitura do texto acima, conclui-se que a crise geral do século XVII foi
política, tendo sido gerada pelo crescimento desordenado da corte absolutista e pelo distanciamento entre seus interesses e os da sociedade.
resultado do caráter único e inovador da Guerra Civil Inglesa de 1642 e especialmente da Revolução Gloriosa de 1688.
causa única para a decadência econômica da Espanha, evidenciando a incompetência e a irracionalidade que caracterizaram a corte espanhola.
efeito do equilíbrio dinâmico entre a corte absolutista e o restante da sociedade, estabelecido desde o século anterior.
O diagnóstico sobre o sentido da colonização, de acordo com o texto acima, esteve associado à
crítica da desorganização do aparato administrativo colonial.
caracterização do uso inadequado do trabalho escravo de indígenas e africanos.
análise das atividades econômicas implementadas pelos colonizadores europeus.
denúncia das hierarquias raciais instituídas ao longo do processo de colonização.
valorização de rupturas entre a sociedade colonial e a sociedade imperial brasileira.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}